Geração TEC certifica 68 novos programadores na Grande Florianópolis

O programa Geração TEC habilitou 68 programadores na Grande Florianópolis nesta quinta-feira, 5. Alunos das turmas das linguagens de SQL e de COBOL receberam os certificados de conclusão de curso. Dos formados, 46 já estão empregados no setor de tecnologia da informação e da comunicação (TIC).

120706_gtec_site

Taune de Jesus entrou no mercado de trabalho depois de participar do Geração TEC. A estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas recebeu 120 horas de treinamento em COBOL. “Através deste programa iniciei um estágio numa empresa do setor de TI”, diz Taune de Jesus. “Estou feliz e cheia de esperanças em meu futuro”, completa a estudante.
Segundo a secretária-adjunta do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Lúcia Dellagnelo, os alunos do Geração TEC fazem parte de uma geração de inovadores.


“Quando resolveu elaborar o programa Geração TEC, o Governo do Estado estava pensando em criar uma geração que inova, que sabe usar esta tecnologia para solucionar problemas, e que tem espírito empreendedor”, relembra. Para Lúcia, investimentos em capacitação técnica de jovens e adultos é um ponto importante para o futuro do estado. “É assim que daremos condições para essa geração levar de Santa Catarina ao estado máximo da inovação”, prevê.


Desenvolvido pela SDS, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), programa Geração TEC oferece cursos gratuitos e de curta duração em linguagens de programação para jovens e adultos a partir de 17 anos. A iniciativa conta com a parceria do Instituto Internacional de Inovação (i3) e da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE).


Demanda – O setor de TIC terá uma demanda de 11.711 profissionais nos próximos quatro anos. Os dados foram levantados pela ACATE como uma das ações do programa Geração TEC. Segundo a pesquisa, hoje há 2.272 vagas abertas. “Uma das formas de dar oportunidade aos jovens catarinenses é formá-los e qualifica-los para ocupar as muitas vagas do setor de TIC, que representa uma indústria de alto valor agregado”, avalia o presidente da FAPESC.


As oportunidades geradas pelo setor se apresentam em todo o estado, assim como as turmas do Geração TEC. O programa capacita jovens em dez regiões: Florianópolis, Lages, Blumenau, Criciúma e Tubarão, Joinville, Chapecó, Jaraguá do Sul, Joaçaba e Rio do Sul. “Temos 551 alunos em sala de aula e já formamos 372”, comemora Norberto Dias, diretor do i3. No dia 16 de julho, outros 39 alunos iniciarão a capacitação em Jaraguá do Sul.


Fonte: SDS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support