O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, assinou nesta semana parcerias com o Japão em áreas estratégicas. Em missão oficial à Ásia, iniciada na terça-feira (29), o governo brasileiro assinou, por exemplo, uma cooperação no setor de tecnologia marítima com aquele país.
O acordo tem validade de cinco anos e prevê transferência de tecnologia entre os dois países. “Nos próximos seis a oito anos, o Brasil vai precisar de 500 embarcações, de navios de apoio a sondas de perfuração flutuante para a exploração do pré-sal. O Japão dispõe de tecnologia que poderia nos ser muito útil”, afirmou o ministro. Pelo lado japonês, o acordo foi assinado pelo ministro da Terra, Infraestrutura, Transportes e Turismo, Takeshi Maeda.
Também na terça-feira, Pimentel se reuniu com o presidente da Mitsubishi Corporation, Ken Kobayashi, para discutir novas áreas de interesse da multinacional japonesa no Brasil. Presente nos setores automotivo e de comércio internacional, a empresa pretende investir em engenharia naval e monitoramento de risco de desastres naturais.
Fonte: Acate