Projeto selecionado pelo Sinapse promete pagamentos de comandas sem filas

Imagine um aplicativo em seu celular que lhe permita pagar sua conta em bares, restaurantes e baladas sem precisar pegar a fila do caixa. Esse é o projeto Saída Vip, idealizado por três jovens empreendedores e contemplado pelo Sinapse da Inovação, programa que identifica ideias inovadoras e com potencial de se tornarem negócios de sucesso. O Sinapse é promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), com metodologia da Fundação Certi e apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

equipe saída vip 2

A ideia do aplicativo surgiu quando um dos criadores do projeto enfrentou uma fila grande na saída de uma casa noturna, no fim de 2012: “nesse dia decidi que inventaria uma forma mais inteligente e ágil de pagar minha conta”, relata Diogo Maia. Então ele compartilhou a ideia com o amigo Luiz Gustavo Vieira, que trabalhava em uma empresa de tecnologia e apoiou a ideia, e elaborou o projeto do SaídaVip em seu MBA de Marketing, tornando-se o diretor dessa área na empresa. Junto com Michel Andrade, diretor de Tecnologia, eles criaram a empresa e começaram a desenvolver o aplicativo.

Vieira explica que a estrutura necessária para o funcionamento do aplicativo exige grande aparato técnico: “ele precisa estar integrado ao sistema de gestão do estabelecimento, a uma operadora de cartões de crédito e precisa ter um estabelecimento piloto para operacionalizar. Parece simples, mas funcionar em diversas plataformas é tecnicamente e comercialmente complexo.”

A equipe do Saída Vip já conquistou, com este projeto, o prêmio Encontre Um Anjo, promovido pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, que atrai investidores de todo o país para os selecionados, além de participar do Mobile App Acceleration Camp Brasil (MAAC), evento organizado pela Microsoft para desenvolvedores de aplicativos para Windows Phone . O Saída Vip será disponibilizado para os três sistemas operacionais: Windows Phone, iOS e Android.

A contar do dia 1º de abril, quando receberam as ordens bancárias do governo estadual, os empresários têm um ano para desenvolver o projeto, cuja primeira versão já está em desenvolvimento. Segundo Vieira, eles pensam em enviar novos pedidos de fomento à Fapesc, órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS). “Descobrimos que para o nosso projeto acontecer, precisa de muito investimento na frente, bons contatos e bastante bagagem no mercado-alvo”.

Fonte: Jéssica Trombini / FAPESC 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support