Epagri na II Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional

10.03.2010

O Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima abre a Mostra, nquarta-feira, 10 de março, às 9h, no Centrosul em Florianópolis. O objetivo principal da exposição, que vai até o dia 14 de março, é apresentar a contribuição e o potencial da região Sul para o desenvolvimento nacional.

A Epagri participa da Mostra promovendo 4 minicursos sobre plantas bioativas, apicultura, turismo rural e maricultura e apresentará em seu estande dois aquários montados pelo Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca (Cedap) com os cultivos da maricultura, ostras, mexilhões, vieiras e a mais recente pesquisa do Centro que é a macroalga. Também estará sendo apresentado o Pluviologger, equipamento hidrometeorológico de baixo custo que tem a finalidade de conhecer o clima local, gerando informações confiáveis de níveis de chuva, temperatura, vento, umidade do ar, molhamento foliar, etc.

Graças a uma solução de software própria, esses dados são coletados pelo equipamento a cada dez minutos e enviados automaticamente, em intervalos horários, para o banco de dados da Epagri/Ciram. A transmissão é feita via sinal de celular a um custo muito baixo e a tecnologia funciona com qualquer operadora de telefonia móvel.

Além do software e toda o hardware necessário para seu funcionamento – conjunto chamado de caixa ambiental – a equipe da Epagri/Ciram desenvolveu também sensores que medem precipitação e molhamento foliar, tudo para baixar o custo total do equipamento. Esses componentes são produzidos por empresas catarinenses que atuam em parceria com a Epagri/Ciram.

“A Mostra é importante porque dá visibilidade aos trabalhos desenvolvidos pela Epagri”, acredita o diretor da empresa, Humberto Brighenti, lembrando que no estande estarão sendo oferecidas maçãs aos visitantes e haverá distribuição de sementes de hortaliças.

Cada curso ministrado por pesquisadores e técnicos da Epagri contará com duas turmas. O de apicultura e turismo rural tem 100 vagas por curso e o de plantas bioativas e maricultura, possui 30 vagas por curso.

Atividades culturais, rodada de negócios e oficinas também estarão acontecendo durante a Mostra e a programação completa do evento pode ser acessada por meio do site: www.mostranacional.com.br/prog_diaria.html

Mais informações: Márcia Sampaio/Assessoria de Imprensa/Epagri/Florianópolis, no telefone: (48 – 3239-5503), e-mail: marcias@epagri.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support