SDS apresenta relatório de gestão de 2011 a 2014

Os resultados dos principais projetos desenvolvidos entre 2011 e 2014 na Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) resultaram em um relatório de gestão. “Trabalhamos para vencer desafios, com planejamento e meta. Felizmente temos excelentes resultados nestes quatro anos”, afirma a secretária da SDS, Lucia Dellagnelo. De acordo com a secretária, foi adotado um modelo de gestão focada no compromisso com resultados. Entre as ações, destaca-se a mudança de sede, a diminuição de gastos fixos, o equilíbrio na distribuição de investimentos em todas as áreas e a descentralização dos recursos financeiros.

Na área de desenvolvimento econômico, foi lançado o programa Nova Economia, composto pelos projetos Juro Zero, Polos Industriais, Desenvolvimento Territorial e Economia Verde e Solidária. O Juro Zero para microempreendedores individuais (MEIs) concedeu mais de 32 mil empréstimos de até R$ 3 mil que poderiam ser parcelados em até oito prestações. Caso as sete primeiras fossem pagas em dia, a última era isenta, para pelo Governo do Estado. Já o Polos Industriais atendeu 2409 micro e pequenas empresas (MPEs), com objetivo de aumentar a competitividade, qualidade e produtividade.

O Desenvolvimento Territorial foi criado para melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) em 94 municípios com menor densidade empresarial. Por fim, o Economia Verde e Solidária selecionou 41 associações e cooperativas de baixa renda, que utilizam resíduos sólidos como matéria-prima, disponibilizando R$ 20 milhões para aquisição de máquinas e infraestrutura, além de diagnósticos setoriais e capacitações. “Ainda no segmento econômico, citamos a vinda da BMW como uma grande conquista e o projeto Gestão Municipal para a Nova Economia, que estimulou o desenvolvimento socioeconômico de sete municípios catarinenses”, destacou Lucia.

Em Ciência, Tecnologia e Inovação os grandes destaques foram o lançamento do Programa Catarinense de Inovação (PCI), a criação dos 13 Centros de Inovação e o Geração TEC, que oferece oportunidades para jovens e adultos entrarem no setor de tecnologia. Somente com o Geração TEC, foram 4.447 participantes que concluíram cerca de 200 cursos em 20 cidades catarinenses.

Sobre Meio Ambiente, o relatório cita a entrega dos Planos Municipais de Saneamento Básico para 179 municípios e a elaboração dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), também para 179 cidades. O documento apresenta, ainda, o inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Governo de Santa Catarina, trabalho pioneiro no país, as ações de educação ambiental, o Cadastro Estadual de Usuários de Recursos Hídricos, o apoio aos 16 Comitês de Gerenciamento de Bacias Hidrográficas e o Levantamento Aerofotogramético, disponibilizado pelo Sistema de Informações Geográficas de Santa Catarina (SIG@SC).

“O trabalho realizado pelos profissionais da SDS vai muito além do que apresentamos neste relatório. Além do nosso planejamento, o sucesso das ações está aliado a uma equipe comprometida em atingir resultados concretos”, elucida a secretária da SDS. O relatório completo está disponível no site da SDS.