SDS apresenta relatório de gestão de 2011 a 2014

Os resultados dos principais projetos desenvolvidos entre 2011 e 2014 na Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) resultaram em um relatório de gestão. “Trabalhamos para vencer desafios, com planejamento e meta. Felizmente temos excelentes resultados nestes quatro anos”, afirma a secretária da SDS, Lucia Dellagnelo. De acordo com a secretária, foi adotado um modelo de gestão focada no compromisso com resultados. Entre as ações, destaca-se a mudança de sede, a diminuição de gastos fixos, o equilíbrio na distribuição de investimentos em todas as áreas e a descentralização dos recursos financeiros. 

Na área de desenvolvimento econômico, foi lançado o programa Nova Economia, composto pelos projetos Juro Zero, Polos Industriais, Desenvolvimento Territorial e Economia Verde e Solidária. O Juro Zero para microempreendedores individuais (MEIs) concedeu mais de 32 mil empréstimos de até R$ 3 mil que poderiam ser parcelados em até oito prestações. Caso as sete primeiras fossem pagas em dia, a última era isenta, para pelo Governo do Estado. Já o Polos Industriais atendeu 2409 micro e pequenas empresas (MPEs), com objetivo de aumentar a competitividade, qualidade e produtividade. 

O Desenvolvimento Territorial foi criado para melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) em 94 municípios com menor densidade empresarial. Por fim, o Economia Verde e Solidária selecionou 41 associações e cooperativas de baixa renda, que utilizam resíduos sólidos como matéria-prima, disponibilizando R$ 20 milhões para aquisição de máquinas e infraestrutura, além de diagnósticos setoriais e capacitações. “Ainda no segmento econômico, citamos a vinda da BMW como uma grande conquista e o projeto Gestão Municipal para a Nova Economia, que estimulou o desenvolvimento socioeconômico de sete municípios catarinenses”, destacou Lucia.

Em Ciência, Tecnologia e Inovação os grandes destaques foram o lançamento do Programa Catarinense de Inovação (PCI), a criação dos 13 Centros de Inovação e o Geração TEC, que oferece oportunidades para jovens e adultos entrarem no setor de tecnologia. Somente com o Geração TEC, foram 4.447 participantes que concluíram cerca de 200 cursos em 20 cidades catarinenses.

Sobre Meio Ambiente, o relatório cita a entrega dos Planos Municipais de Saneamento Básico para 179 municípios e a elaboração dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), também para 179 cidades. O documento apresenta, ainda, o inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Governo de Santa Catarina, trabalho pioneiro no país, as ações de educação ambiental, o Cadastro Estadual de Usuários de Recursos Hídricos, o apoio aos 16 Comitês de Gerenciamento de Bacias Hidrográficas e o Levantamento Aerofotogramético, disponibilizado pelo Sistema de Informações Geográficas de Santa Catarina (SIG@SC).

“O trabalho realizado pelos profissionais da SDS vai muito além do que apresentamos neste relatório. Além do nosso planejamento, o sucesso das ações está aliado a uma equipe comprometida em atingir resultados concretos”, elucida a secretária da SDS. O relatório completo está disponível no site da SDS.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support