Desafio do Brasil é transformar ciência em desenvolvimento, destaca presidente da SBQ

O grande desafio do Brasil é transformar ciência, tecnologia e inovação em um eixo estruturante do desenvolvimento. A afirmação é do professor doutor César Zucco (UFSC), presidente da Sociedade Brasileira de Química, durante a abertura da 2ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc. O evento busca socializar e promover a produção do conhecimento seja do ensino, da pesquisa ou da extensão. A semana segue até sexta-feira (11/11) com palestras, conferências, minicursos, oficinas e apresentações de trabalhos, além de atrações culturais. Zucco abordou o tema “A contribuição da produção do conhecimento para o desenvolvimento social” no Auditório Ruy Hülse.

alt“Se a ciência não servir para erradicar a pobreza e trabalhar pelo social ela não tem sentido”, destacou Zucco. O professor lembrou que se houver um alto investimento em ciência isso vai influenciar e ajudar a economia. Ele citou três exemplos positivos de investimento: Petrobras, Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica). Todas são líderes mundiais nas suas áreas.

Indústria

“Temos problemas sérios na nossa indústria, porque não conseguimos agregar valor a matéria-prima”, salientou Zucco. Ele demonstrou como o Brasil perde com isso ao lembrar que para importar uma tonelada de circuitos integrados é necessário exportar 21.445 toneladas de minério de ferro ou 1.742 toneladas de soja.

Publicação científica

Zucco elogiou os programas de pós-graduações brasileiros e os elencou como responsáveis pela grande evolução brasileira na produção cientifica. “De 2000 a 2009 o número de publicações aumentou 205%. Somos o 13º em produção científica, mas o 47º em inovação”, comentou.

Semana de Ciência e Tecnologia

A 2ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc tem como tema central “Ciência e Sociedade: a contribuição da ciência para o desenvolvimento social”. “Este tema veio com a preocupação de ver se a sociedade percebe o quanto a universidade é importante para ela”, ressaltou o pró-reitor de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão, Ricardo Pinho. A pró-reitora de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira, destacou o sucesso do evento apenas por ver a abertura, que teve casa cheia. “Esse evento representa as três esferas da Universidade, o ensino, a pesquisa e a extensão”, salientou a presidente da comissão organizadora, Patricia Amaral.alt

Confira a programação completa: http://www.unesc.net/post/213/11/15441

Fonte: UNESC