Concurso leva o conceito de inovação para a sala de aula

Voltado para estudantes da Rede Municipal de Ensino, o concurso é dividido nas categorias desenho e vídeo

“Florianópolis, Capital da Inovação – Como ideias, conhecimento e cooperação podem transformar a nossa cidade?” é o tema da primeira edição do Concurso Jovem Inovador, iniciativa que tem como objetivo levar para a sala de aula os conceitos de ciência, tecnologia e inovação, estimulando o interesse de jovens e crianças nessas áreas. Voltado para estudantes da Rede Municipal de Ensino, o concurso é dividido em duas categorias: desenho, para alunos do 1º ao 4º ano, e Vídeo, para alunos do 5º ano à 8ª série. O desenho mais votado no concurso será impresso na capa do carnê do IPTU 2012 e o vídeo vencedor será publicado com destaque no site da Prefeitura de Florianópolis.

O Concurso Jovem Inovador é promovido pelas Secretarias Municipais de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Educação e Receita. Em paralelo ao concurso, as escolas receberam material impresso sobre o conceito de inovação, estimulando a discussão e o aprofundamento em sala de aula sobre o tema. “Nossa proposta com esse concurso é contribuir para a formação de jovens capazes de identificar em sua realidade iniciativas inovadoras e se tornarem agentes de inovação, transformando a sua realidade com ideias e conhecimento. Além disso, a produção artística dos estudantes terá o efeito disseminador do conceito de inovação para os professores, as famílias e a população em geral”, destaca o Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia, Carlos Roberto De Rolt.

Todas as escolas participantes irão selecionar um desenho e um vídeo para representar a instituição de ensino. Os desenhos e vídeos selecionados serão disponibilizados na internet entre os dias 29 de setembro e 14 de outubro para uma votação aberta. O alunos vencedores, suas escolas e professores receberão prêmios pela participação. O evento de premiação será realizado no dia 20 de outubro, durante a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, que acontecerá entre os dias 17 e 23, em paralelo à Semana Nacional.

Fonte: PMF