Sistema inédito em SC ajuda a melhorar atendimento em prefeituras

09.07.2010
O protótipo de um sistema capaz de facilitar a gestão de recursos humanos em prefeituras será apresentado sexta-feira (9 de julho) no Hotel Schäfer, na cidade catarinense de Piratuba. Ela é vizinha de Peritiba, município escolhido para implantar e testar o Sigep (Sistema de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública Municipal de Santa Catarina).

“O Sigep será colocado à disposição de todos os municípios do estado que desejarem adotá-lo, gratuitamente”, diz a Profª Dra. Eliane Salete Filippim, da Unoesc (Universidade do Oeste de Santa Catarina). “Em nosso estado não há nada similar aplicado a municípios. Existem no Brasil algumas experiências, mas em grandes estruturas como, por exemplo, nas prefeituras de Curitiba e Porto Alegre e no governo estadual de Minas Gerais, porém não são iguais ao Sigep.”

Peritiba fica no oeste catarinense e tem pouco mais de 3.300 habitantes. “Escolhemos este pequeno município para este primeiro piloto, pois a maioria dos municípios de SC é de pequeno porte e são eles que mais têm dificuldades de ter um sistema próprio de gestão de pessoas”, acrescenta a professora, que trabalha no campus da Unoesc de Joaçaba.

Ela recebeu R$ 31.384,90 da Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina) para a experiência piloto em Peritiba, que requereu contratar os serviços técnicos da Egem (Escola de Gestão Municipal), fazer a revisão de literatura e coletar dados por meio de um questionário aplicado por alunos da Pós-graduação em Administração Pública da Unoesc. Nesta sexta, servidores e gestores do município vão discutir os dados levantados com a equipe de pesquisadores, que incluem também representantes da Federação Catarinense dos Municípios, a qual está conduzindo o processo de criação do Sigep.

O encontro ocorre a partir das 8h30 do dia 9 e deve resultar em contribuições ao Sigep e, por conseqüência, à eficiência da prefeitura local.

“Quando os agentes municipais são mais qualificados e satisfeitos com sua ação no serviço público, podem-se esperar serviços de maior qualidade e significativa melhoria no atendimento das necessidades do cidadão”, conclui a Prof ª Eliane.

Ela coordena os trabalhos viabilizados pelo Programa Pesquisa Universal, um dos mais tradicionais da Fapesc. A Chamada Pública 07/2009 disponibilizou R$ 6 milhões que estão sendo distribuídos a 143 projetos, cujos títulos podem ser conferidos em  11122009resultados-universal_2009.

Para saber mais sobre o Universal, fale com a Coordenadora de Projetos Maria Cristina Hatz pelo fone (48) 3215 1216 ou e-mail tina@fapesc.sc.gov.br.

A respeito do Sigep, sugerimos contactar Eliane Salete Filippim, eliane.filippim@unoesc.edu.br.
Também estão envolvidos na pesquisa Daniel Poletto Tesser (Unoesc), Leonardo Secchi (Fecam/Egem), Luana Silva Réus (Fecam/Egem), Marcos Fey Probst (Fecam/Egem) e Edegilson de Souza (Egem/Prefeitura de Itajaí).