Eventos resgatam a história da aviação no Brasil

O jornalista Cosme Degenar Drumond lança seu livro “O BRIGADEIRO. Eduardo Gomes, trajetória de um herói”, na próxima quinta-feira (10), às 19h30. A noite de autógrafos será na livraria Saraiva MegaStore do Shopping Iguatemi, em Florianópolis. Ele também ministrará uma palestra na sexta-feira (11), às 9h, na Base Aérea, Av. Santos Dumont, Tapera, em Florianópolis. O evento será no auditório Anita Garibaldi, é aberto ao público e gratuito.


“Este é o quinto livro do autor, que além de ser biógrafo de Santos Dumont, é também um dos idealizadores do Museu Aeroespacial Brasileiro.
Sem medo de fuzis e canhões, eternamente jovem de espírito e fiel aos seus princípios, Eduardo Gomes arriscou a vida e a carreira sempre que sentiu a pátria e a democracia ameaçadas. Ele levou tiros, foi preso, viveu na clandestinidade, foi condenado, anistiado, promovido, aplaudido e admirado”, conta Mônica Cristina Corrêa, coordenadora de projetos da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).


Segundo o presidente da Fapesc, Sergio Luiz Gargioni, a fundação apoia o evento pois tem interesse em conhecer um pouco mais sobre aviação, já que a tecnologia de defesa é uma das áreas incentivadas pelo governo. “Empresas locais, nacionais e internacionais têm tido iniciativas para desenvolver produtos e empresas nessa área. Santa Catarina disputa com outros locais no Brasil e tem a vantagem de contar com uma excelente estrutura industrial e especialmente com universidade de alta qualidade”, diz Gargioni.


A vinda do jornalista Cosme Degenar Drumond a Florianópolis tem outro objetivo: contribuir para o projeto de restauração de um antigo casarão que servia de alojamento a pilotos franceses da extinta companhia Aéropostale.


De Saint-Exupéry a Zeperri


A ideia do projeto é de transformar em espaço cultural a casa onde o piloto Antoine de Saint-Exupéry morou, no bairro Campeche, em Florianópolis. Uma área abrigará a exposição Mémoire d’Aéropostale, doada pela instituição homônima e adaptada para o Brasil, juntamente com um memorial com o nome “Pilotos e Pescadores Antoine de Saint-Exupéry”. A outra área será destinada à comunidade, com salas para cursos, palestras, exibição de filmes e reuniões.


Saint-Exupéry é autor do livro “O Pequeno Príncipe” e foi um dos pilotos que sobrevoou várias vezes a costa brasileira e fez escalas no Campeche. Ali, o piloto-escritor conheceu moradores e pescadores, que tornaram-se seus amigos e o apelidaram de “Zeperri”. Para resgatar sua memória e a da aviação no Brasil, Mônica Corrêa trabalha há 4 anos no projeto apoiado pela Fapesc.


Fonte: Assessoria de imprensa da Fapesc
Viviana Ramos
Estagiária de jornalismo

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support