O jornalista Cosme Degenar Drumond lança seu livro “O BRIGADEIRO. Eduardo Gomes, trajetória de um herói”, na próxima quinta-feira (10), às 19h30. A noite de autógrafos será na livraria Saraiva MegaStore do Shopping Iguatemi, em Florianópolis. Ele também ministrará uma palestra na sexta-feira (11), às 9h, na Base Aérea, Av. Santos Dumont, Tapera, em Florianópolis. O evento será no auditório Anita Garibaldi, é aberto ao público e gratuito.
“Este é o quinto livro do autor, que além de ser biógrafo de Santos Dumont, é também um dos idealizadores do Museu Aeroespacial Brasileiro.
Sem medo de fuzis e canhões, eternamente jovem de espírito e fiel aos seus princípios, Eduardo Gomes arriscou a vida e a carreira sempre que sentiu a pátria e a democracia ameaçadas. Ele levou tiros, foi preso, viveu na clandestinidade, foi condenado, anistiado, promovido, aplaudido e admirado”, conta Mônica Cristina Corrêa, coordenadora de projetos da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).
Segundo o presidente da Fapesc, Sergio Luiz Gargioni, a fundação apoia o evento pois tem interesse em conhecer um pouco mais sobre aviação, já que a tecnologia de defesa é uma das áreas incentivadas pelo governo. “Empresas locais, nacionais e internacionais têm tido iniciativas para desenvolver produtos e empresas nessa área. Santa Catarina disputa com outros locais no Brasil e tem a vantagem de contar com uma excelente estrutura industrial e especialmente com universidade de alta qualidade”, diz Gargioni.
A vinda do jornalista Cosme Degenar Drumond a Florianópolis tem outro objetivo: contribuir para o projeto de restauração de um antigo casarão que servia de alojamento a pilotos franceses da extinta companhia Aéropostale.
De Saint-Exupéry a Zeperri
A ideia do projeto é de transformar em espaço cultural a casa onde o piloto Antoine de Saint-Exupéry morou, no bairro Campeche, em Florianópolis. Uma área abrigará a exposição Mémoire d’Aéropostale, doada pela instituição homônima e adaptada para o Brasil, juntamente com um memorial com o nome “Pilotos e Pescadores Antoine de Saint-Exupéry”. A outra área será destinada à comunidade, com salas para cursos, palestras, exibição de filmes e reuniões.
Saint-Exupéry é autor do livro “O Pequeno Príncipe” e foi um dos pilotos que sobrevoou várias vezes a costa brasileira e fez escalas no Campeche. Ali, o piloto-escritor conheceu moradores e pescadores, que tornaram-se seus amigos e o apelidaram de “Zeperri”. Para resgatar sua memória e a da aviação no Brasil, Mônica Corrêa trabalha há 4 anos no projeto apoiado pela Fapesc.
Fonte: Assessoria de imprensa da Fapesc
Viviana Ramos
Estagiária de jornalismo