09.02.2010

Com a finalidade de valorizar a cultura potiguar, a Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (FAPERN), lança nesta quarta-feira (10) às 19h, no Teatro de Cultura Popular, cinco novas publicações da Coleção Patrimônio Potiguar. O múltiplo lançamento da FAPERN é composto pelo livro Bom Dia Sertões, Bom Dia América de 500 nos, Bom Dia Moderno Potiguar, 1935 Setenta anos depois e Ciência e Imprensa: Convergências Possíveis.

Quatro dos cinco livros são produtos dos seminários Bom Dia, realizados pelo Governo do Estado nos anos de 2005 e 2006. Os seminários foram transcritos nesta coleção, quando a presidente da FAPERN, Isaura Rosado, esteve à frente do Centro de Documentação Cultural Eloy de Souza e, posteriormente, da Fundação José Augusto. Nesses seminários foram ouvidos intelectuais, professores, jornalistas e artistas que, ao longo das suas vidas, dedicaram-se a estudar e pesquisar assuntos determinantes e pertinentes na história do Rio Grande do Norte.

Ciência e Imprensa: Convergências Possíveis

Objetivando reduzir a distância entre imprensa e ciência, o livro “Ciência e Imprensa: Convergências Possíveis? é constituído por artigos dos palestrantes e matérias dos alunos do Curso de Jornalismo Científico promovido pela Fapern, em parceira com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 2008.”O produto final do curso de jornalismo Científico é este livro preservando para consultas futuras as considerações sobre ciência e comunicação que fizeram os palestrantes, jornalistas, cientistas, e gestores de instituições de divulgação científica, cujas atuações profissionais são de parâmetros de qualidade e mais: o jeito como os alunos do curso, alguns com muitos anos de profissão, comunicam a ciência nos 26 textos que produziram e que integram este volume?, conclui a presidente da FAPERN, Isaura Rosado.

A obra é organizada pela jornalista Mônica Costa e tem o prefácio da superintendente de Comunicação e professora do curso de comunicação social da UFRN, Josimey Costa. Os artigos do livro são assinados pelos jornalistas Vanessa Fagundes (assessora de Comunicação da Fapemig), Marcelo Leite (Folha de S. Paulo), Claudio Angelo (Folha de S. Paulo), Maria Inês Herzog (Globo Ciência), Luisa Massarani (Fiocruz), Verônica Falcão (Jornal do Commércio-PE) e Carlos Peixoto (Tribuna do Norte); além de Ildeu de Castro Moreira (Ministério da Ciência e Tecnologia), Antônio Pavão (Espaço Ciência-PE), Dirceu Simabucuru (Intertv Cabugi) e Oscar Arthur Guimarães (CDS-UNB).

No mesmo evento, a FAPERN entrega o Prêmio FAPERN de Jornalismo aos cinco ganhadores da edição 2009 e lança o Edital Mídia-Ciência, que vai oferecer bolsas a jornalistas e radialistas para produzirem matérias de ciência e tecnologia.

Fonte: FAPERN