Empresários apresentam vagas de trabalho para alunos do Geração TEC

Empresários da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) estiveram no auditório da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), na última sexta-feira (2), para informar  aos estudantes do Geração TEC qual é a realidade atual do mercado de trabalho para quem desejar empregar-se como programador e os resultados parciais do programa. 

 Desenvolvido por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), com apoio da Acate e de instituições e empresas do setor de tecnologia, o Geração TEC visa ensinar linguagens de programação (Java, C++, .NET e PHP) a pessoas acima de 17 anos.

 Uma das estudantes da primeira turma do programa que se forma em dezembro, Bruna Amante, 23, diz que já conhece o mercado de trabalho e por isso escolheu a linguagem Java para ampliar seus conhecimentos. “Java é uma das linguagens de programação mais complicadas, mas é a parte que o mercado de trabalho precisa e a que me interessa mais”, narra Bruna, que também estuda Telecomunicações pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC).

alt

Já Mateus Luiz da Costa, 19, está aprendendo a linguagem C++ e entrou no curso para ter uma mostra do que aprenderá na faculdade, além de tentar entrar no mercado de trabalho mesmo antes de formado. “Pretendo fazer o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Informação ano que vem. O Geração TEC está me ajudando a decidir se realmente é isso que quero e conhecer as futuras empresas que posso trabalhar. É muito bom”, conta.

 

Para o secretário da SDS, Paulo Bornhausen, o Geração TEC abre um novo paradigma para o desenvolvimento de Santa Catarina. “Estamos preenchendo um vácuo existente entre os cursos de formação técnica e as necessidades reais das empresas”, diz. A Diretora de Administração da Fapesc, Alba Schlichting, expôs os resultados parciais do programa e informou que a apresentação dos alunos a empresas é mais uma etapa, que visa não apenas capacitar, como também acompanhar os alunos até o mercado de trabalho. “Espero que esse papel se inverta e que as empresas venham até os alunos”, completou Alba.

alt

“Hoje, são mais de 300 empresas associadas a Acate e cerca de 900 cadastradas em nosso banco de dados. Em parceria com o Governo de Santa Catarina, estamos fazendo um mapeamento das empresas de tecnologia que podem gerar empregos”, informou o presidente da Acate, Rui Gonçalves.

 O evento contou, ainda, com palestra motivacional proferida pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e com a presença de nove empresas de tecnologia. Entre elas, a People TI Consultoria, representada pela consultora de Recursos Humanos, Cláudia Petrus, que informou que atualmente a falta de emprego na Europa é uma realidade e que o Brasil vive o oposto. “Entretanto, ainda faltam pessoas qualificadas, e programas como o Geração TEC vêm suprir essa demanda”, relata.

alt

Fonte: Joel Pereira. Estagiário da Assessoria de Comunicação na Fapesc.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support