Estudantes da Udesc Joinville desenvolveram aplicativo para restaurantes

Qual é a idade certa para inovar? Para empreender?  Depois, dos 40, dos 20? Ou antes dos 20?  O prêmio Sinapse da Inovação de 2013 revelou que os mais jovens também são capazes de surpreender o mercado, como é o caso do estudante de ciências da computação da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), Caio Augusto Peixer da Silva e do desenvolvedor de sistemas Carlos Geovanio de Oliveira, ambos de 23 anos. Os jovens talentos idealizaram um aplicativo para restaurantes e empreendimentos do gênero, que pode ser baixado em qualquer dispositivo móvel, independentemente do sistema operacional. O “Chef App” faz reservas, adianta pedidos e recebe pagamentos, diminuindo filas e contratempos. O aplicativo inova também ao oferecer um mesmo cardápio em outros idiomas, como o inglês e o espanhol.

“A intenção é simplificar o processo e fazer com que a visita a um restaurante seja mais fácil e prática”, diz Silva. Mas os rapazes querem ir além, eles desejam popularizar o programa. Silva explica que o software terá um preço acessível, com mensalidade média de R$ 200 para cada estabelecimento. Segundo ele, o aplicativo terá diferenciais na forma de distribuição em relação aos concorrentes e contará com funcionalidades para inovar no modo de comprar e vender, tanto para o empreendedor final, quanto para o consumidor final.

O projeto recebeu R$ 50 mil da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), além de R$ 29 mil em consultorias. O desenvolvimento será feito pela Startup Bit Wizard, empresa fundada pelos rapazes com o objetivo inicial de colocar rapidamente o produto no mercado, especializar-se em desenvolvimento de sistemas móveis, e trabalhar na criação de outros produtos inovadores. Mas o aplicativo só deve ser oficialmente comercializado dentro de um ano.

O empreendimento está sediado na Incubadora Tecnológica Softville, que apoia o desenvolvimento de empresas e nascentes e presta consultorias aos empreendedores iniciantes. A empresa Bit Wizard, que desenvolve o “Chef App”, está instalada na incubadora desde fevereiro por uma mensalidade de R$ 180. “Este tipo de iniciativa comercial, que acolhe e instrui projetos como o nosso, facilita e adianta o processo”, afirma Silva.

Prêmio Sinapse da Inovação

O Sinapse da Inovação foi idealizado pela Fundação Certi (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras) com o objetivo de transformar e aplicar as boas ideias geradas por estudantes, pesquisadores e profissionais dos diferentes setores do conhecimento e econômicos em negócios de sucesso. Além de ampliar o surgimento de empreendimentos inovadores e fortalecer a cultura do empreendedorismo inovador em uma região. Segundo o coordenador do Sinapse, Antonio Rogério de Souza, um novo edital deve ser lançado no final deste ano para novos projetos.

Em 2013, o programa contou com recursos da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e da Fapesc. Os futuros empreendedores foram mobilizados por meio de palestras por todo o Estado de Santa Catarina e puderam trocar ideias em um blog no portal do próprio programa: www.sinapsedainovacao.com.br.
O programa teve 1.562 proponentes cadastrados e 1.174 propostas inscritas. Foram escolhidas as 61 propostas finalistas, que receberam em média R$ 50 mil, totalizando R$ 3 milhões. Os recursos estão sendo utilizados para a viabilização das propostas, gerando novos empreendimentos, empregos e renda.

Fonte: NDOnline / Carla Nunes