Epagri de Itajaí inaugura novos laboratórios

08.03.2010

Na próxima segunda-feira, 15 de março, às 14h, na Estação Experimental de Itajaí, o presidente da Epagri Luiz Hessmann inaugura o Complexo Laboratorial Geraldo Caputo Coppola e a Unidade de Ensaios Químicos e Cromatográficos, viabilizados por meio de parceria envolvendo a Epagri, Embrapa, Ministério da Agricultura, Projeto Microbacias 2, Fundagro e mais recentemente a Fapesc.  Essas estruturas contribuirão para a ampliação e fortalecimento das linhas de pesquisa favorecendo a inovação e o aprimoramento dos trabalhos realizados pela Epagri.

A Unidade de Ensaios Químicos e Cromatográficos tem área de 200 m2 e o objetivo de realizar, adaptar e desenvolver técnicas analíticas aplicadas às atividades de pesquisa e extensão. “Uma das principais demandas a ser atendida pela unidade é análise de água, envolvendo aspectos físicos, químicos e biológicos como a determinação de coliformes”, explica o pesquisador da Epagri de Itajaí e coordenador da Unidade, Francisco Carlos Deschamps. Segundo o pesquisador a análise de pesticidas na água será ampliada com a incorporação de equipamentos de última geração, como cromatógrafos líquido (HPLC) e gasoso, e a possibilidade de uso da espectrometria de massas (GC-MS) para identificação de compostos diversos. Além disso, pela versatilidade desses equipamentos, outras atividades desenvolvidas pela Epagri, especialmente na área de pesquisa poderão se beneficiar dessa estrutura.  Trabalhos como a determinação da presença de princípios ativos em plantas medicinais, a verificação do perfil dos componentes de óleos vegetais como o azeite de oliva, o acompanhamento do  padrão de fermentação de bebidas ou mesmo de silagem usadas na alimentação de bovinos poderão ser desenvolvidos pela nova estrutura agora disponível.

O Complexo Laboratorial “Geraldo Caputo Coppola” conta com os Laboratórios de Fitopatologia Molecular e de Biologia Molecular. Esse complexo, cujo nome é uma homenagem ao primeiro diretor técnico da antiga Empasc, tem área de 230 m2 e foi construído com verbas obtidas por meio de três projetos que somaram mais de um milhão de reais – um deles apresentado à Embrapa, outro ao Ministério da Agricultura, através da Superintendência Estadual de Santa Catarina, e um terceiro apresentado à Fapesc.

Os laboratórios do complexo contarão com equipamentos sofisticados, em particular um Analisador Automático ABI 3130, que permitirá o rápido seqüenciamento de DNA.

Dentre as primeiras pesquisas a serem realizadas está o mapeamento dos fungos Fusarium oxysporum  f. sp. cubense, causador do mal-do-Panamá, e Mycosphaerella fijiensis, causador da Sigatoka negra, dois problemas sérios da cultura da bananeira, à qual estão ligados mais de 25 mil produtores familiares catarinenses, com uma produção anual de 600 mil toneladas de banana. As pesquisas com esses patógenos, assim como ações ligadas a prevenção de ocorrência de pragas quarentenárias será coordenada pelo fitopatologista da Epagri de Itajaí, Robert Harri Hinz, com a colaboração dos pesquisadores Fernando Adami Tcacenco e Adriana Pereira.

Além da bananicultura, várias outras culturas e criações serão alvo de pesquisa na área de Biologia Molecular, destacando-se a orizicultura e a piscicultura. Já estão em planejamento pesquisas com recursos genéticos de arroz, bem como de doenças e pragas dessa cultura, em particular a brusone, causada pelo fungo Pyricularia grisea. Para isso, o Laboratório de Biologia Molecular contará com a colaboração dos pesquisadores Rubens Marschalek, Ester Wickert, Klaus Scheuermann e Alexander de Andrade. Na área de piscicultura, há a participação do pesquisador Henrique Boeira Appel, especialista em tilápia.

O laboratório está ainda apto a atender demandas da pesquisa nas várias áreas de atuação da Epagri, não só na Estação Experimental de Itajaí, mas em outras unidades da Epagri, abrangendo culturas e criações como gado de leite, forragicultura, maçã, pêra, alho, recursos florestais, flores, hortaliças, oliveira e outras.

“Novos investimentos e a incorporação de outros  equipamentos são esperados para este ano, com recursos oriundos da Fapesc e do PAC/Embrapa”, informou Tcacenco.

Fontes: Francisco Carlos Deschamps/Epagri/Itajaí, no telefone: (47 ” 3341-5244), e-mail:

Fernando Tcacenco/Epagri/Itajaí, no telefone: (47 ” 3341-5244), e-mail: tcacenco@epagri.sc.gov.br

Mais informações: Márcia Sampaio/Epagri/Florianópolis, no telefone: (48 ” 3239-5503), celular: (48 ” 9602-0989), e-mail: marcias@epagri.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support