GeraçãoTEC forma 68 alunos em cerimônia na ACATE

Para suprir as necessidades de recursos humanos qualificados no setor de tecnologia catarinense, o programa Geração TEC capacitou mais 68 alunos, na segunda turma formada na região de Florianópolis. Os estudantes receberam os certificados de conclusão de curso no dia 5/7, em cerimônia realizada no auditório Ático, na sede da ACATE. Agora, estes jovens profissionais estão capacitados nas linguagens SQL e Cobol.

Recém-formada no curso, Tauane de Jesus conseguiu uma oportunidade de trabalho dentro do segmento tecnológico – um dos que mais cresce no Estado. “Queremos retribuir trabalhando pelo desenvolvimento do setor. Peço que os empresários também façam sua parte.”

A colaboração entre o empresariado e o governo é essencial para o sucesso do Geração TEC. De 372 formados até hoje, 229 possuem emprego. “A operação é positiva. O Estado ganhou e as empresas também. Precisávamos de programas dessa natureza”, afirma Norberto Dias, diretor do i3 Instituto Internacional de Inovação, um dos órgãos apoiadores da iniciativa. A colaboração entre setor público e privado também foi enfatizada por Sergio Luiz Gargioni, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).”Neste curso, o governo investe, em média, R$ 3 mil por pessoa. Existe retorno, já que há uma oferta real de vagas. Que bom quando existe essa afinidade.”

Com a formação de profissionais, Santa Catarina pode tornar-se referência nacional em tecnologia. “Se queremos chegar ao Estado máximo da inovação, temos que investir em pessoas”, afira a secretária adjunta do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lúcia Dellagnelo. O diretor do i3 também reafirmou a importância do Geração TEC para o contexto econômico estadual. “Cresci junto com o setor tecnológico de Santa Catarina. Temos que ser indutores de oportunidades – e este programa é um bom exemplo”, diz Norberto Dias.

O Geração TEC é um programa do Governo do Estado de Santa Catarina, feito por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e da FAPESC, em parceria com a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia e o i3 Instituto Internacional de Inovação.

Fonte: Acate

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support