Governo estadual receberá subsídios técnicos para planejar Logística e Transporte em SC

 

Foi concluído  o Plano Estadual de Logística e Transporte de Santa Catarina (PELT-SC), desenvolvido ao longo de 20 meses, com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

 

O plano vai dar suporte técnico à definição de estratégias do governo estadual referentes à oferta de infraestrutura e à definição de políticas e programas que promovam o seu uso mais eficiente. Uma das propostas do PELT-SC é a criação de um observatório logístico, a exemplo do que já existe em Minas Gerais e que tem garantido a continuidade do processo de planejamento e avaliação das condições de transporte e logística daquele estado.

 

Em Santa Catarina, “alguns dos principais gargalos estão relacionados à necessidade da integração da malha estadual no sentido leste-oeste, assim como os acessos aos principais grandes eixos rodoviários”, diz a Coordenadora Técnica do PELT-SC, Mônica Maria Mendes Luna. “A realização de obras de infraestrutura no curto prazo é um desafio no contexto brasileiro, mas algumas obras menores têm impacto significativo na redução de custos e devem ser priorizadas. Além disso, o engajamento do Estado, das empresas e das entidades de classes nas ações de facilitação de comércio promovidas no âmbito nacional, visando a maior eficiência das operações dos portos, por exemplo, são possíveis e viáveis no curto prazo.”

 

A Dra. Luna também coordena os cursos de Engenharia de Produção na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). “O apoio da Universidade, na condução de estudos e pesquisas sobre o sistema de logística e transporte, e da iniciativa privada, com a participação e comprometimento dos representantes das empresas e associações para, por exemplo, viabilizar a obtenção de dados primários relacionados ao desempenho logístico das cadeias produtivas, permite que a estrutura tenha o mínimo de pessoal possível”, conclui a professora.

 

Dentre as outras ações sugeridas, destacam-se a modernização portuária, a integração logística, a realização de investimentos prioritários em infraestrutura, a modernização e simplificação em Logística. Adicionalmente, foi recomendada a criação da Câmara Estadual de Administração Portuária e do Instituto de Economia Circular.

Uma versão preliminar do PELT-SC foi apresentada ao Secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Bornhausen. Assim que finalizado, o Plano será entregue ao governo estadual e mostrado ao público em evento a ser programado na FAPESC, segundo o economista Gilberto Montibeller Filho, Coordenador do Plano na Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Fapesc

 

 

 

 







Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support