Foi lançada a Plataforma Fapesc de Ciência, Tecnologia e Inovação, que informatiza o processo de submissão de propostas a Chamadas Públicas e muitas outras ações. “Até o pagamento aos pesquisadores pode ser feito eletronicamente”, esclarece César Zucco, Diretor de Pesquisa Científica e Tecnológica da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina.
Ele explica que a informatização dos processos será feita por etapas. “Vamos fazer também um banco de dados com documentos dos pesquisadores, que não terão mais de apresentar diplomas, currículos etc. Hoje ainda não dá para dispensar a assinatura dos contratos no papel, mas os pareceres dos consultores podem ser dados por meio eletrônico”, diz Zucco. A comunicação fica toda registrada, aumentando a transparência na gestão dos projetos. E o sistema ainda alerta sobre erros que demorariam mais para aparecer se estivessem em formulários de papel.
A Plataforma se enquadra dentro de uma das 4 metas anunciadas ao governador pelo presidente da Fundação, Sergio Gargioni, em reunião ocorrida em março. Gargioni está simplificando e automatizando processos como parte da modernização administrativa que pretende fazer da Fapesc um modelo de gestão pública.