A convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, o presidente da FAPESC(Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina),Sergio Gargioni, vai participar da I Reunião das Agências de Fomento de Ciência e Tecnologia dos BRICS, na Rússia, dia 6 de julho, como presidente doCONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa).
“O encontro é para discutir iniciativas de pesquisa e inovação dos BRICS, abordando temas de cooperação no contexto de grandes infraestruturas de pesquisa”, resume Gargioni. Ela servirá ainda para facilitar a implementação de programas que financiem projetos multilaterais e de uma plataforma conjunta para pesquisa e inovação, de modo a permitir uma abordagem coordenada que beneficie as comunidades cientificas dos países que compõe o bloco (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
A reunião será aberta às 9h de segunda-feira pela Vice Ministra de Educação e Ciência da Federação Russa, Ludmila Ogorodova, e deve terminar com o alinhamento das conclusões dos participantes, que terão a oportunidade de resumir suas iniciativas de cooperação internacional. Previamente, eles receberam um documento que pode ser ratificado naquele dia, nos moldes dos programas-quadro que a União Europeia usa para fomentar pesquisa e desenvolvimento.
No dia 7 de julho, estão previstas visitas a universidades e centros de pesquisa daRússia, entre eles oKurchatov Institute.Até 1955 conhecido pelo nome secreto “Laboratório nº 2 da Academia de Ciências da Rússia“, o Instituto atualmente lidera estudos sobre energia nuclear, porém também atua em áreas variadas como nanobiotecnologia, fusão termonuclear e conservação de energia.
Não haverá nenhum encargo para o governo de Santa Catarina nesta missão apoiada pelo CONFAP.