CONFAP será representado em encontro dos BRICS na Rússia

A convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, o presidente da FAPESC(Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina),Sergio Gargioni, vai participar da I Reunião das Agências de Fomento de Ciência e Tecnologia dos BRICS, na Rússia, dia 6 de julho, como presidente doCONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa).

Brics3

“O encontro é para discutir iniciativas de pesquisa e inovação dos BRICS, abordando temas de cooperação no contexto de grandes infraestruturas de pesquisa”, resume Gargioni. Ela servirá ainda para facilitar a implementação de programas que financiem projetos multilaterais e de uma plataforma conjunta para pesquisa e inovação, de modo a permitir uma abordagem coordenada que beneficie as comunidades cientificas dos países que compõe o bloco (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

A reunião será aberta às 9h de segunda-feira pela Vice Ministra de Educação e Ciência da Federação Russa, Ludmila Ogorodova, e deve terminar com o alinhamento das conclusões dos participantes, que terão a oportunidade de resumir suas iniciativas de cooperação internacional. Previamente, eles receberam um documento que pode ser ratificado naquele dia, nos moldes dos programas-quadro que a União Europeia usa para fomentar pesquisa e desenvolvimento.

No dia 7 de julho, estão previstas visitas a universidades e centros de pesquisa daRússia, entre eles oKurchatov Institute.Até 1955 conhecido pelo nome secreto “Laboratório nº 2 da Academia de Ciências da Rússia“, o Instituto atualmente lidera estudos sobre energia nuclear, porém também atua em áreas variadas como nanobiotecnologia, fusão termonuclear e conservação de energia.

Não haverá nenhum encargo para o governo de Santa Catarina nesta missão apoiada pelo CONFAP.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support