Missão à Finlândia termina nesta quinta-feira

Uma equipe de 38 dirigentes de entidades brasileiras de fomento à pesquisa e inovação – entre eles membros do CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) – integra a missão técnica e empresarial que está na Finlândia e foi organizada pelo Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores).

A visita ao país começou na segunda-feira, 2 de junho, com o Seminário de Inovação que aconteceu sede de uma organização para desenvolvimento de investimentos na Finlândia presente em 50 países, incluindo o Brasil, a Finpro.

No dia 3 de junho, a equipe visitou empresas de inovação e o campus de Otaniemi da Universidade Aalto. Na parte da tarde, a delegação se deslocou ao Instituto de Inovação VANTAA para  reuniões com representantes da Associação dos Parques Tecnológicos Finlandeses (Tekel) e da Agência Finlandesa para o Financiamento em Tecnologia e Inovação (Sitra), entre outras.

Nesta quarta-feira, a missão visitou laboratórios e centros de pesquisa e desenvolvimento de energias renováveis em duas empresas, uma usina piloto que utiliza dejetos para produzir energias elétrica e térmica e o centro de pesquisas em climatização e ambientação internas. A missão será encerrada na quinta-feira, 5, e os integrantes brasileiros retornam no dia 6 de junho.

Representando o CONFAP, fizeram parte da delegação o presidente do Conselho, Sergio Gargioni, o presidente da FAPESQ (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba), Claudio Benedito Silva Furtado, e o presidente da FAPEMAT (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso), Flávio Teles Carvalho da Silva.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support