Uma equipe de 38 dirigentes de entidades brasileiras de fomento à pesquisa e inovação – entre eles membros do CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) – integra a missão técnica e empresarial que está na Finlândia e foi organizada pelo Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores).
A visita ao país começou na segunda-feira, 2 de junho, com o Seminário de Inovação que aconteceu sede de uma organização para desenvolvimento de investimentos na Finlândia presente em 50 países, incluindo o Brasil, a Finpro.
No dia 3 de junho, a equipe visitou empresas de inovação e o campus de Otaniemi da Universidade Aalto. Na parte da tarde, a delegação se deslocou ao Instituto de Inovação VANTAA para reuniões com representantes da Associação dos Parques Tecnológicos Finlandeses (Tekel) e da Agência Finlandesa para o Financiamento em Tecnologia e Inovação (Sitra), entre outras.
Nesta quarta-feira, a missão visitou laboratórios e centros de pesquisa e desenvolvimento de energias renováveis em duas empresas, uma usina piloto que utiliza dejetos para produzir energias elétrica e térmica e o centro de pesquisas em climatização e ambientação internas. A missão será encerrada na quinta-feira, 5, e os integrantes brasileiros retornam no dia 6 de junho.
Representando o CONFAP, fizeram parte da delegação o presidente do Conselho, Sergio Gargioni, o presidente da FAPESQ (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba), Claudio Benedito Silva Furtado, e o presidente da FAPEMAT (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso), Flávio Teles Carvalho da Silva.