A assinatura ocorreu na última quinta-feira , 1º de dezembro, pela manhã, em Manaus (AM), durante o Fórum conjunto do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).
Ao todo, 14 Estados serão beneficiados, os quais terão autonomia para determinar quais áreas de pesquisa serão contempladas. No Amazonas, as ações se concentraram na formação de recursos humanos e no fortalecimento do setor de informática e inovação tecnológica do Polo Industrial de Manaus (PIM).
Assinaram o documento o titular da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect/AM) e presidente do Consecti, Odenildo Teixeira Sena, o presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Mário Neto Borges, o representante do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), Jean Pierre Briot, e do Instituto Nacional de Pesquisa em Informática e Automação (Inria), Pierre Alexandre.
Conforme Borges, a ciência não acontece de um dia para outro. O Amazonas tem demonstrado isso ao investir na formação de doutores e tendo crescido mais do que os outros Estados. Precisamos abrir as portas para a internacionalização da região. “Se o Brasil quiser ter um papel importante precisa se articular internacionalmente sem esquecer os problemas internos”, salientou.
A assinatura do convênio irá fortalecer a parceria já existente entre o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento da França (IRD), pertence ao INRIA, e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), de acordo com a diretora presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão. Ela destacou a trajetória de parcerias nacionais já realizadas e a estruturação da FAP obtida ao longo dos anos. “Hoje, estamos prontos para firmar os convênios internacionais para alavancar o desenvolvimento do Amazonas”, pontuou.
Durante o evento, que terá como tema ‘A internacionalização da Ciência e Tecnologia Brasileira’, serão assinados acordos de cooperação e apresentados editais de fomento, entre outras ações coordenadas pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas (SECTAM) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). Empresários, pesquisadores e demais representantes do setor produtivo local também encontrarão boas oportunidades de financiamento para projetos ligados as áreas tecnológica e de inovação.
Editais
Um dos editais será o Edital de Cooperação Nacional e Internacional FAPs/Inria/INS2i-CNRS, através do qual será firmada um acordo de cooperação com os mais conceituados institutos científicos franceses. Instituto Nacional de Pesquisa em Informática e Automática (INRIA) e Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), compõem a lista. O edital deverá ser lançado até março de 2012.
Segundo Odenildo Sena, secretário de Ciência e Tecnologia do Amazonas e presidente do Consecti, a proposta é interessante já que possibilita que os gestores tomem conhecimento do que essas instituições têm a oferecer e, a partir daí, cada estado possa fechar a parceria que achar mais adequada às suas demandas.
Fonte: Confap