O conhecimento científico e popular adquiridos pelo Gepplam (Grupo de Extensão e Pesquisa em Plantas Medicinais) da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense) estarão acessíveis a qualquer pessoa a partir desta terça-feira (4), quando será lançado o livro Fitoterapia Racional: Aspectos taxonômicos, agroecológicos, etnobotânicos e terapêuticos, no Auditório Ruy Hülse, às 14h30, em Criciúma.
Os pesquisadores obtiveram financiamento da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) para imprimir 4 mil cópias do livro, com material produzido nos últimos 10 anos, pelo Gepplam e pela Pastoral da Saúde da Diocese de Criciúma.
A obra foi organizada pelas farmacêuticas Angela Erna Rossato e Patrícia de Aguiar Amaral, pelo engenheiro agrônomo Roberto Recart dos Santos, pela botânica Vanilde Citadini-Zanette e pela bióloga Melânia de Mattia Pierini. Ele foi editado pela Dioesc.
“Por ser um livro patrocinado pela Fapesc ele não estará disponível à venda. Sua distribuição será gratuita e seguirá um cronograma aprovado pela própria Fundação, sendo contempladas, agentes da pastoral da saúde, universidades, bem como seus coautores e organizadores”, informou a farmacêutica Angela, que também coordena o curso de Farmácia da Unesc.
O livro é organizado em 12 capítulos, sendo 10 direcionados a plantas estudadas no Gepplam e suas características, formas de se utilização, indicações e contraindicações.
Gepplam
O Gepplam é uma grupo de extensão e pesquisa do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), que existe desde o ano 2000 em parceria com a Pastoral da Saúde da Diocese de Criciúma. Ele realizada capacitação com os acadêmicos e desenvolve pesquisas em bibliografias e sites científicos sobre as plantas medicinais. Paralelamente ocorrem encontros mensais com as agentes da Pastoral interessadas em trocar experiências sobre taxonomia (classificação) cultivo e uso terapêutico das plantas medicinais.
Fonte: Unesc