UFPR e Petrobras inauguram laboratório

A Petrobras e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) inauguraram na última quinta-feira (24) o Laboratório de Análise de Minerais e Rochas (LAMIR), no Campus Universitário Centro Politécnico, em Curitiba. Com 1 milhão de reais em investimento, o projeto inclui implantação de infraestrutura laboratorial e o desenvolvimento de métodos complementares de caracterização de rochas.

Entre as atividades do laboratório está o desenvolvimento de pesquisa para estudo e caracterização de rochas carbonáticas não convencionais, com a integração de uma série de técnicas analíticas, permitindo a aplicação de novas tecnologias à exploração de minerais e rochas em geral.

Segundo o gestor da Rede de Estudos Geotectônicos da Petrobras, Gilmar Vital Bueno, as parcerias que a Petrobras mantém com as universidades estão alinhadas com a política da empresa de fomentar o potencial científico e tecnológico na sociedade em que atua. “Aqui na UFPR temos a certeza da qualificação profissional e o potencial criativo que a instituição tem a oferecer para a Petrobras em benefício dos projetos científicos”.

O gestor ainda ressaltou a importância das universidades em formar mão de obra especializada para suprir gargalos operacionais e tecnológicos no ramo da pesquisa e desenvolvimento. “Com o crescimento da Petrobras, nossa expectativa é aumentar cada vez mais investimentos na área da ciência e tecnologia”.

Para o vice-reitor da Universidade Federal do Paraná, Rogério Molinari, a conjuntura brasileira vive um momento de grandes desafios. “Com a questão do pré-sal, da biologia molecular e outros grandes projetos, as universidades deverão se aproximar cada vez mais das indústrias e da sociedade para alcançar altos níveis de produtividade”.
O projeto do laboratório é uma parceria entre Petrobras, UFPR, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e Fundação Universidade Federal do Paraná (Funpar).

No período 2006 a 2011, os contratos entre a Petrobras e as instituições de Ciência e Tecnologia (C&T) do Estado do Paraná totalizaram R$56,7 milhões. Destes, 36% voltados para implantação de infraestrutura laboratorial e 64% em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Nesse mesmo período, foram investidos cerca de R$ 19 milhões em 21 convênios contratados com a UFPR, entre projetos de infra-estrutura e (P&D).
Fonte: Agência Petrobras

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support