Os ganhadores serão escolhidos por Chamada Pública a ser lançada ainda em 2010 pela (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Conforme o caso, eles receberão medalhas, prêmios em dinheiro, passagens aéreas e diárias para visitar o Sítio Roberto Burle Max e o Jardim Botânico, ambos no Rio de Janeiro.
Os candidatos poderão inscrever apenas um trabalho em uma das categorias definidas abaixo:
I – Categoria Roberto Miguel Klein – trabalho de pesquisa científica, monografia ou reportagem jornalística voltados à ecologia, biodiversidade, preservação ou conservação de plantas nativas do estado de Santa Catarina.
II – Categoria Raulino Reitz – trabalho de pesquisa científica, monografia ou reportagem jornalística voltados à recuperação e à conservação de matas ciliares e da vegetação atrelada a recursos hídricos.
III – Categoria Burle Marx – trabalho de pesquisa científica, monografia ou reportagem jornalística nas áreas de conservação da biodiversidade urbana e do paisagismo ecológico.
Todos os participantes terão seus trabalhos publicados no site www.fapesc.sc.gov.br e os melhores trabalhos serão impressos.
A seleção e avaliação dos trabalhos apresentados será feita por uma comissão especial interinstitucional vinculada ao Projeto Acorde Plantas Nativas da Secretaria de Estado do Planejamento. O julgamento final ficará a cargo da Diretoria Executiva da FAPESC e deverá ser homologado por ato do Governador do Estado.
Informações adicionais com a coordenadora de projetos Márcia Patrícia Hoeltgebaum, no fone 3215 1210 ou pelo e-mail marcia@fapesc.sc.gov.br.