Inovação não é acidental. Ao contrário, requer perseverança e que a empresa desenvolva uma cultura favorável, processos, incentivo contínuo das lideranças, proximidade com o cliente, perfil colaborativo e investimentos em competências. A análise foi feita pelo gerente de negócios das áreas de Microbiologia e Food Safety da 3M do Brasil, Marcelo Leonardo, nesta sexta-feira (24), durante o 7º Encontro de Consultores do SENAI/SC, entidade que integra o Sistema FIESC.
Leonardo falou sobre a experiência e da política de inovação da própria empresa, que iniciou as atividades como mineradora, em 1902, no estado norte-americano de Minnesota, e hoje possui mais de 43 mil patentes registradas e oferece 55 mil itens de produtos, dirigidos tanto para o consumidor final, quanto a indústria. “É preciso ter coragem para descontinuar produtos que não tenham mais demanda”, afirma. Ele classifica como casual o episódio de uma pesquisadora que deixou cair parte de um experimento sobre o tênis e depois descobriu que a região atingida do calçado não sujava nem molhava. Da substância surgiu um novo produto que protege estofados e tecidos.
Segundo Marcelo Leonardo, a inovação oferece vantagens competitivas, permiindo o crescimento, a perenização e afastando o risco de deixar de existir.
Salão de Inovação
O executivo também apresentou o Molecular Detection System, equipamento que detecta patógenos nos alimentos e que será exposto no Salão da Inovação, um projeto em parceria entre o SENAI/SC e a 3M na MercoAgro – Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne, de 18 a 21 de setembro, em Chapecó. O salão integra a programação técnica e científica da feira e reunirá inovações desenvolvidas por colaboradores e estudantes da instituição, alguns realizados com o apoio da 3M e outras inovações da própria empresa.
A programação da MercoAgro contempla ainda o Seminário Internacional da Carne, a Escola de Processamento Avícola 2012 e as clínicas tecnológicas. Informações adicionais podem ser obtidas no site www.seminariomercoagro.com.br/seminariomercoagro.
Sobre o SENAI de Santa Catarina
O SENAI Santa Catarina apoia a indústria com a formação de profissionais de nível técnico, superior (com cursos de tecnologia) e pós-graduação. Também oferece cursos de formação de aprendizes e de formação profissional inicial e continuada (qualificação e aperfeiçoamento), além de oferecer cursos sob demanda para empresas e instituições, inclusive na modalidade a distância. Sua atuação também contribui para o aumento da competitividade da indústria catarinense por meio de consultorias a empresas e serviços laboratoriais (avaliação da qualidade e da conformidade, caracterização de matéria prima, ensaios de proficiência e materiais de referência certificada).
Outras informações, pelo site www.sc.senai.br ou pelo SENAI On Line – 0800 48 1212.
Sobre a 3M
A 3M é uma companhia de tecnologia diversificada com operações em mais de 60 países, que oferece soluções práticas e confiáveis aos mais diversos mercados, a partir da combinação de suas plataformas tecnológicas. No Brasil há 66 anos, a empresa possui cerca de 4.000 funcionários distribuídos em cinco unidades industriais no interior paulista – Sumaré, Ribeirão Preto, Itapetininga, São José do Rio Preto e Mairinque; uma unidade industrial em Manaus/AM e outra em Bom Princípio/RS e um centro de distribuição em Alhandra/PB.
A 3M, através de sua divisão de Food Safety, é líder global na fabricação de soluções inovadoras que ajudam a indústria de alimentos a otimizar a qualidade e a segurança de seus produtos garantindo a proteção do consumidor, oferecendo um amplo portfólio de materiais aprovados e confiáveis, atendendo aos mais rigorosos padrões de regulamentação nacionais e internacionais, como aprovações AOAC (International Association of Analytical Communities), AFNOR (Association Française de Normalisation) e do próprio MAPA, Ministério da Agricultura do Brasil.
As soluções 3M incluem as Placas 3MTM PetrifilmTM (testes de microorganismos indicadores), os Kits 3M TecraTM (detecção de patógenos e toxinas), o 3M MDS (Sistema Molecular para Detecção de Patógenos), além de produtos para coleta e transporte de amostras, para o monitoramento de higiene, tempo e temperatura entre outros.
A 3M atende a diversos segmentos e indústrias do mercado brasileiro como processadores de lácteos, carnes, aves, pescados, ovos, frutas, vegetais, bebidas e laboratórios prestadores de serviço para análise de alimentos e água.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sistema FIESC