Acadêmico de Ciências Sociais da UnC recebe Prêmio Mérito Universitário Catarinense (FAPESC)

O acadêmico Carlos Cesar Porto de Oliveira, da 5ª fase do curso de Ciências Sociais – ênfase em desenvolvimento regional, do campus Universitário de Canoinhas, orientado pelo professor Dr. Sandro Luiz Bazzanella, obteve o 1º lugar no prêmio Mérito Universitário Catarinense da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina), na categoria Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Segundo o acadêmico, o projeto intitulado “A concepção de Estado em Spinoza e o desenvolvimento político institucional”, tinha por meta fazer uma análise conceitual no pensamento político do filósofo holandês Baruch Spinoza (1632 – 1677), se apropriando do pensamento do mesmo, para interpretar as tensões políticas do nosso tempo.

Pelo prêmio do projeto, o acadêmico vai receber, no dia 13 de dezembro deste ano, das mãos do governador do Estado, o Sr. Raimundo Colombo R$ 1 mil, bem como certificado.

Nesta medida, o prêmio conquistado pelo acadêmico Carlos remete a algumas considerações imprescindíveis. 1) O contexto de desenvolvimento em que se encontra o Brasil e os desafios decorrentes desta situação, requerem muitos brasileiros com capacidade de estudo, de pesquisa, de desenvolvimento de ideias e novas tecnologias. 2) É possível, desejável e urgente que se desenvolvam pesquisas que se comprometam em compreender a realidade local e regional, contribuindo para ampliação da visão de mundo e inserção cidadã dos habitantes do Planalto Norte. 3) Reforça a importância da Universidade do Contestado no plano regional e estadual e, sobretudo, a necessidade da Universidade ter seu projeto pedagógico-acadêmico vinculado e identificado com as demandas regionais. 4) Demonstra que com incentivo à pesquisa por parte dos órgãos públicos como a FAPESC, o comprometimento da universidade, assomados ao esforço e dedicação do pesquisador, neste caso o acadêmico Carlos é possível alcançar resultados teóricos e práticos consideráveis que contribuem para o desenvolvimento social, humano, político e econômico da região e por extensão do Estado de Santa Catarina.

Fonte: UnC