Projeto desperta interesse pela Ciência

Professoras lançam livro com sugestões para tornar interessantes e lúdicas as aulas de Ciência

“Ciência e Educação Ambiental: Água” é o livro, de autoria das professoras Regina Turatti Silva e Paola Egert, que acaba de ser lançado pela DIOESC, com apoio da Fapesc – Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina.


O livro, direcionado a professores, é o primeiro de uma série que pretende abordar, a cada vez, um dos aspectos da ciência. Surgiu da experiência das professoras com o “Viva, Meio Ambiente!”, um projeto gratuito e voluntário direcionado a crianças do Primeiro Grau para estimulá-las de uma forma lúdica e interessante pelo aprendizado em Ciência.


Professoras dos cursos de engenharias da Unisul, elas partiram de sua própria experiência em sala de aula para criar o projeto. “Ao chegarem à universidade, os alunos apresentam uma grande defasagem de conhecimento. Vindos de escolas diferentes, de variados contextos, cada qual com sua experiência de vida, mostram lacunas no ensino”, observa Paola.


Em vista dessa situação, elas poderiam simplesmente reclamar das condições do ensino no país, que não prepara os alunos. Mas não. Heloisa e Paola resolveram agir para mudar a situação. Fazer o que estivesse ao alcance delas em vez de apenas reclamar.

Há quatro anos, criaram o projeto “Viva, Meio Ambiente!” para dar aulas gratuitas em escolas do Primeiro Grau, no contraturno escolar. “Queremos que os pequenos percebam, nestas aulas, que os assuntos de física ou química são bem próximos à sua realidade, em aulas que mostram a ciência de uma forma atraente, divertida, enfim, que faz parte do cotidiano de todos nós”, ressalta Heloísa.


O projeto ficou conhecido e começaram a chegar pedidos de escolas e também de ONGs. E elas apenas duas. Mesmo com o apoio dado pela universidade e com a participação de seus alunos dos cursos de Engenharia da Unisul, começou a faltar tempo na agenda delas, pois o projeto é totalmente gratuito e voluntário. Assim surgiu a idéia de colocar a experiência do projeto em livro, voltado ao professor, para que ele tenha subsídios para transformar sua aula de Ciência em uma atividade atraente, lúdica e que desperte interesse.


Heloisa e Paola acreditam que, através dos livros, o projeto possa atingir mais pessoas.


– Assim o projeto caminha sozinho e mais alunos vão estar sendo iniciados na Ciência. A gente percebe que eles gostam muito da matéria, quando vêem o que é na verdade. O problema é que as aulas nas escolas, principalmente na rede pública, não são muito interessantes para o aluno, elas são dadas sem conexão com a realidade. Aí o que acontece: temos poucos engenheiros, poucos físicos, poucos biólogos e professores. Estes são cursos de demanda muito baixa. E a gente precisa muito deles – diz Paola.


O primeiro já foi lançado. Os próximos abordarão temas como solo, ar, lixo e reciclagem e, um último, será sobre tecnologias.


– Queremos mostrar que as pesquisas científicas podem resultar em soluções para problemas ambientais, mostrar a ciência e a pesquisa como forma de resolução de questões importantes que enfrentamos hoje em dia – completa Heloisa.


 

Fonte: Unisul

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support