FAPESC sedia novos encontros técnicos sobre biogás

Nos dia 8 e 9 de setembro, das 9h às 17h, no auditório da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) acontecem reuniões técnicas para discutir o uso do biogás em Santa Catarina.

O biogás tem importância energética para Santa Catarina e pode ser produzido a partir de biomassas excedentes da produção animal no Estado (maior produtor nacional de carne suína, segundo maior em produção de carne de frango e líder na produção pesqueira), resíduos orgânicos urbanos (Lei Federal sobre o manejo de resíduos sólidos urbanos, vigente a partir de agosto de 2014), entre outras biomassas orgânicas da indústria (carne, leite e outros), bem como resíduos da agricultura (por exemplo, silagem de capim).

Na segunda-feira, dia 8, o Grupo Biogás-Pesquisa e Inovação se encontra em evento aberto à Comunidade Acadêmica, Institutos e Empresa de Pesquisa, públicas e privadas, e empresas de inovação, interessados no desenvolvimento de pesquisa aplicada e inovação para a geração de energias, elétrica e biometano, a produção de biofertilizante, água de reuso e resíduo zero para o Estado de Santa Catarina.

Na terça-feira, dia 9, haverá uma reunião restrita do Grupo Biogás-Institucional, direcionado a representantes de Órgãos de Certificação e Órgãos Colaboradores do governo, em que serão apresentados projetos de empresas de inovação para a geração de eletricidade e produção de biometano a partir duas diferentes fontes de biomassas (resíduos animais da pecuária de confinamento e resíduos urbanos) em Santa Catarina, bem como propostas para o tratamento dos efluentes finais dos processos, visando o resíduo zero e a água de reuso.

Nos dois eventos haverá a participação da Profa. Daniela Neuffer do Instituto de Engenharia Sanitária, Qualidade da Água e Gestão de Resíduos Sólidos da Universidade de Stuttgart, Alemanha.

 “As apresentações têm por objetivo elucidar sobre os processos de produção de biogás com biomassas orgânicas e visa permitir rodadas de perguntas, respostas, discussões, sugestões, tomadas de decisões e/ou encaminhamentos”, finaliza M.Sc. Dipl.-Ing. Arquiteta Iara Dreger.

Fonte: Assessoria de Imprensa FAPESC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support