Governador do Estado libera repasse de R$ 7,8 milhões para Centros de Inovação

O governador Raimundo Colombo autorizou nessa terça-feira, 1º de julho, o repasse de R$ 7,8 milhões para a construção de cinco Centros de Inovação no Estado: Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Joaçaba, Tubarão e Chapecó. Outros dois (Itajaí e Blumenau) estão em fase de licitação. Os repasses, efetuados pela Secretaria de Estado da Fazenda, variam de R$ 1,3 a R$ 2,1 bilhões por município.

“Os recursos estão garantidos. É um importante investimento em tecnologia e inovação que vai representar um grande avanço para a sociedade catarinense”, destacou o governador Raimundo Colombo. Os secretários de Estado da Fazenda, Antonio Gavazzoni, e da Administração, Derly de Anunciação, acompanharam o ato.

O projeto para instalação dos Centros de Inovação faz parte do Programa Catarinense de Inovação (PCI), lançado em março. A instalação dos centros vai contribuir para a consolidação do Sistema Catarinense de Ciência, Tecnologia e Inovação, o fortalecimento da comunicação entre as instituições participantes e a geração de novos negócios pautados na vocação de cada município.

O projeto é coordenado pelo Programa de Inovação (Inova), da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, em parceria com o governo federal, prefeituras e algumas instituições de ensino, entre elas a Univille, Univali, Unochapecó, Unesc, Unoesc e Furb. As prefeituras dos municípios serão responsáveis pela doação dos terrenos e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) vai investir em pesquisas. O modelo segue exemplo do implantado na Catalunha, na Espanha, onde funciona com sucesso.

>>Ouça o boletim da Rádio Secom e faça download