Representantes do CNPq, TCE e do Instituto Ciência Hoje participam do Fórum na Paraíba

 

Foi intensa a programação da tarde no primeiro dia do Fórum Nacional do CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), 30 de setembro, em Campina Grande. Sebastião Helvecio Ramos de Castro, presidente do Instituto Rui Barbosa e vice-presidente do TCE-MG (Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais) foi o palestrante que abriu o turno vespertino. Ele salientou a importância de as FAPs (Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) terem garantidos recursos orçamentários para sua atuação. Nesse sentido, enquanto deputado estadual, propôs uma emenda constitucional que destinava 3% da receita líquida para CTI (Ciência, Tecnologia e Inovação).

Como conselheiro do TCE de MG, tem trabalhado para desburocratizar os processos relativos à CTI e para fazer o controle adequado das contas das FAPs. “Mais do que levantar irregularidades e só ficar punindo, a principal função do auditor é procurar melhorar políticas públicas”, resumiu. Sergio Gargioni, presidente do CONFAP e da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), disse que haverá um diálogo permanente com os Tribunais de Contas para efetivar ações práticas que facilitem o funcionamento das FAPs.

Na sequência, Francilene Procopio Garcia, presidente da ANPROTEC (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) e secretária executiva de CTI do Estado da Paraíba, falou brevemente sobre o PCTI (Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação) Norte e Nordeste, objeto de discussão em encontros anteriores dos membros do CONFAP. Neste fórum, também houve espaço para Paulo Sérgio Lacerda Beirão, diretor de cooperação institucional do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Ele falou sobre as Plataformas de Conhecimento lançadas recentemente pelo MInistério de CTI e deu detalhes sobre o último edital de chamada pública dos Institutos Nacionais de Ciencia e Tecnologia (INCTs). Segundo Beirão, foi a maior chamada da história do CNPq em termos de volume de recursos. O prazo para submissão de propostas expirou no dia 15 de setembro e foram totalizadas 344 propostas.

Por sua vez, o Prof. Alberto Passos Guimarães falou sobre o Instituto Ciência Hoje, órgão de divulgação científica associado à SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) que é pioneiro nesta atividade no Brasil, ao editar a revista Ciência Hoje há 32 anos. Ao longo do tempo, a revista ganhou um suplemento sobre Cultura e deu origem a publicações como o Ciência Hoje na Escola e a Revista Ciência Hoje das Crianças, entre outras. O portal CH on-line, por exemplo, é um site atualizado duas vezes ao dia com notícias de todo o mundo, podendo ser acessado em www.cienciahoje.org.br.

O fórum realizado no hotel Garden prossegue até dia 1º de outubro.

Fonte: Assessoria de Comunicação da FAPESC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support