O governador Raimundo Colombo recebeu nesta terça-feira, 30, Brian Glynn, embaixador da Irlanda no Brasil, que visitou o Centro Administrativo acompanhado por Carlos Adauto Virmond Vieira, Secretário Executivo de Assuntos Internacionais, e Sergio Gargioni, presidente da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).
Bryann havia conhecido Gargioni – que também preside o CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) – durante a I Semana de Ciência Brasil-Irlanda, em fevereiro. Em Dublin, mais de 80 pesquisadores brasileiros e representantes da indústria nacional tiveram contato com potenciais parceiros irlandeses para analisar oportunidades de financiamento e cooperação internacional.
Crédito: Rafael Paulo/SAE
“A crise atual tem levado mais empresas aqui a olhar para o exterior e também para a tecnologia de redução de custos. Eu presumo que mais empresas brasileiras passem olhar para essas oportunidades na Irlanda nos próximos anos”, disse Glynn, em entrevista realizada em março. “A Irlanda é uma plataforma para as empresas em todo o mundo que procuram estabelecer operações em um país de língua inglesa, na zona euro, com mão de obra qualificada, infraestrutura de primeira classe e um clima de negócios favorável.”
Na abertura da I Semana, foi assinado um Memorando de Entendimento entre o CONFAP e a SFI (Science Foundation Ireland). A partir desta assinatura, a FAPESC e outras agências de fomento brasileiras aderiram ao acordo para estabelecer cooperação em pesquisa.