Governo estadual repassa R$27,5 milhões para fomentar inovação

Quase 100 pessoas receberam as ordens bancárias e, outras 49, as notas de empenho que asseguram recursos financeiros para inovação, concedidos pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC). O repasse foi feito neste dia 1º de abril, às 10h30, no Teatro Pedro Ivo, e seguido de reuniões técnicas com os agraciados para orientá-los sobre como usar bem o dinheiro público, entre outras coisas.

gargioni-pedro-ivo

A Solenidade de Aporte Financeiro dos Programas Tecnova e Sinapse da Inovação e outros Atos Administrativos da FAPESC foi prestigiada por autoridades como Cláudio Guimarães Jr., Diretor Financeiro da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos); Carlos Guilherme Zigelli, Diretor Superintendente do SEBRAE/SC (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas); e Paulo Bornhausen, titular da SDS (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável).  “Nesta cerimônia, o governo do Estado presta contas e mostra que estamos contribuindo com quase R$30 milhões, nós, nossos parceiros locais e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, a quem agradecemos pela confiança nas Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa”, disse Sergio Gargioni, presidente da FAPESC e do Confap (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa).

Na frente

No dia 12 de agosto de 2013, Santa Catarina foi o primeiro estado a lançar chamada pública do Tecnova, programa federal de subvenção econômica a micro e pequenas empresas, operado no território catarinense pela FAPESC. Das 210 proponentes, foram selecionadas 49 empresas que vão dividir os R$ 22,5 milhões repassados nesta terça-feira – R$ 15 milhões provenientes da FINEP e R$ 7,5 milhões do governo estadual.

Vale lembrar que, das 210 propostas recebidas, 103 eram de empresas do setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Cinquenta delas eram voltadas à inovação, diversificação e competitividade da indústria em Santa Catarina.

Outro programa que reforça o pioneirismo catarinense é o Sinapse da Inovação, inédito no Brasil e que vem identificando ideias inovadoras com potencial de se tornarem negócios de sucesso, desde seu lançamento, em 2008.  Nesta quarta operação, 93 projetos foram aprovados e receberam, cada um, R$ 50 mil em recursos da FAPESC e até R$ 29 mil em consultorias e cursos do SEBRAETEC.

Contribuição ao SUS

Na mesma solenidade, foi anunciado o resultado do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde, que selecionou 37 projetos de pesquisa voltados à melhoria da qualidade de atenção à saúde em Santa Catarina. Dos R$2,5 milhões a serem repassados, R$ 1,5 milhão é oriundo do Ministério da Saúde e R$ 1 milhão do governo estadual (metade da FAPESC, metade da Secretaria de Saúde).  Também foi entregue a Daniel dos Santos, diretor financeiro da ACATE (Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia), o documento que comprova a descentralização de R$2.278.000,00 para continuidade do GeraçãoTEC, programa de capacitação para o qual se inscreveram 15.419 jovens nos últimos 3 anos. Destes, 5.231 foram selecionados e muitos já se formaram, nas mais variadas regiões do estado, graças à parceria do governo estadual com a ACATE.

O último item da pauta da solenidade diz respeito ao Programando o Futuro, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Lages que deve ser estendida a outras cidades catarinenses. Ele ensina a crianças e jovens os princípios básicos da programação, permitindo inclusive a criação de jogos de computadores para desenvolver o pensamento lógico.

Assessoria de Imprensa Fapesc