Uma pesquisa divulgada na quarta-feira (29/01) na revista científica Nature promete revolucionar os tratamentos que envolvem células-tronco.
Os cientistas fizeram com que células adultas de camundongos regredissem até se tornarem semelhantes às embrionárias, capazes de se transformarem em qualquer célula do corpo. Um vídeo mostra a experiência. Bastou pôr as células maduras numa solução um pouco ácida por meia hora para que elas regredissem ao estágio de célula-tronco.
Liderados por uma cientista japonesa, com a colaboração da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, os pesquisadores inseriram essas células-tronco no embrião de um camundongo. As novas células passaram a integrar vários órgãos do embrião, inclusive o coração – que é possível ver batendo na imagem.
Segundo pesquisadores que revisaram mas não participaram do estudo, se essa técnica funcionar em humanos, ela poderá revolucionar o tratamento de doenças como o câncer, por exemplo.
As células-tronco podem evitar o risco de rejeição à transplantes de órgãos já que o paciente receberia tecido feito à partir do próprio corpo. Segundo os cientistas, a pesquisa divulgada nesta quarta marcaria a chegada da era da medicina personalizada.
Matéria veiculada no Jornal Nacional / Rede Globo