Brasil e Alemanha lançam edital conjunto para internacionalização de empresas

Está aberta até o dia 30 de outubro de 2016 a primeira chamada conjunta entre Brasil e Alemanha para projetos de pesquisa e desenvolvimento em empresas. O edital é promovido pela Secretaria de Inovação do MDIC brasileiro (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e pelo Ministério de Assuntos Econômicos e Energia da Alemanha.
As empresas brasileiras e alemãs devem apresentar propostas conjuntas para projetos de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos de aplicação industrial para comercialização em mercados locais e internacionais. O formulário para submeter a proposta está disponível aqui .O edital completo em português pode ser baixado neste link.
A Secretaria de Inovação do MDIC vai apoiar as empresas brasileiras no processo de financiamento, para o qual serão usados recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e de outras instituições de fomento.  Um acordo entre os governos dos dois países já havia sido firmado em agosto deste ano, permitindo a publicação da chamada.

Gargioni participa do Encontro Econômico Brasil-Alemanha (foto: Mauro Schlick - FIESC)
Gargioni participa do Encontro Econômico Brasil-Alemanha (foto: Mauro Schlick – FIESC)

Um acordo de cooperação foi firmado durante o Encontro Econômico Brasil – Alemanha, realizado em Joinville (SC) na semana passada, que permitirá parcerias entre empresas dos dois países, tanto na Chamada Bilateral para Projetos de PDI com o governo alemão, quanto em temas considerados prioritários, como Indústria 4.0, biotecnologia, open innovation e economia verde.
Sergio Gargioni,  presidente do CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) e da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina),  participou de duas reuniões do Encontro, com apresentação sobre acordos para cooperação internacional, no Diálogo sobre Inovação Brasil-Alemanha, e inovação para o futuro. “Nessas reuniões oi discutida a implementação efetiva de acordos entre empresas da área de inovação. Do lado brasileiro existem apenas iniciativas isoladas que necessitam de coordenação, enquanto do Aldo alemão existe mais facilidade em implantar novas empresas. O programa para internacionalização das startups resultou nesta chamada que é apenas a primeira oportunidade para os brasileiros crescerem. Além disso, todos identificaram que o papel das FAPs é muito importante, pois elas já sabem como captar esses recursos e incentivar a formação de parcerias”, disse.
Outra representante da FAPESC no EEBA foi a coordenadora de projetos do biogás, Iara Dreger, que participou dos fóruns sobre Bioeconomia e Biotecnologia, e “Desafios enfrentados pelas cidades”. De acordo com ela, os principais temas discutidos foram o saneamento básico, a água de reuso e o controle de perdas de água no sistema de distribuição, com exemplos do que é desenvolvido na Alemanha e no Japão. Ela também participou da Rodada de Negócios entre empresas brasileiras e alemãs.
O 33° Encontro Econômico Brasil – Alemanha foi realizado entre os dias 20 e 22 de setembro em Joinville (SC), e acotnece desde 1982. É organizado pela Confederação Nacional da Indústria e sua congênere alemã, a BDI, reunindo autoridades governamentais e lideranças empresariais de ambos os países. O objetivo do encontro é promover debates sobre questões de interesses recíprocos, sendo considerado o evento mais importante da agenda bilateral.
Fonte: Assessoria da FAPESC