Inovação, desenvolvimento e integração da manufatura aditiva (impressão tridimensional). Esses, são os principais objetivos do novo laboratório do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, inaugurado no dia 22 de março, no campus Santa Terezinha.
O laboratório In3D será o primeiro Innovation Center da empresa Makerbot no Brasil e desenvolverá inúmeros projetos e pesquisas voltadas à área das Engenharias, além de permitir o desenvolvimento de protótipos e soluções para empresas e para a comunidade.
O espaço de 50m², anexo ao Centro de Tecnologia e Inovação em Fabricação (CTIF) da UNIFEBE, terá layout diferenciado com foco no estímulo da criatividade e inovação e contará com oito impressoras 3D, um scanner tridimensional e computadores com softwares dedicados à Engenharia.
Segundo o coordenador Denis Boing, a manufatura aditiva já é considerada a quarta revolução industrial. “Como estamos no ambiente universitário é nosso dever prospectar e disseminar tal tecnologia”, afirma.
Para o diretor da Wishbox Technologies – empresa representante da Makerbot no Brasil – Tiago Marin, a UNIFEBE sai à frente de muitas universidades brasileiras ao investir em tecnologias que contribuem para a formação dos alunos e mais uma vez será pioneira não apenas em sua região, mas em todo o estado de Santa Catarina, com a instalação de um Centro de Inovação totalmente voltado ao uso de impressoras 3D (Makerbot Innovation Center).
“Investir em uma tecnologia inovadora, que tem sido cada vez mais absorvida por diversos setores, é um ganho muito grande para o corpo docente e principalmente para os alunos. É uma excelente oportunidade de aproximar o que muitos centros de pesquisas possuem do dia a dia dos acadêmicos e fomentar o desenvolvimento de projetos e soluções inovadoras ao mercado”, diz o diretor.
Innovation Center In³D
Segundo o reitor Günther Lother Pertschy, o projeto apresenta inúmeros benefícios para o cenário da ciência, tecnologia e inovação de Brusque e Região. “O laboratório “In³D” vem contribuir e consolidar o Centro de Tecnologia e Inovação e seu grupo de pesquisa, além da própria evolução dos programas de Engenharia da UNIFEBE” afirma.
Investimento
O investimento em infraestrutura e equipamentos foi de R$ 110 mil. A construção do laboratório foi possível devido a chamada pública da Fundação de Amparo à Pesquisa E Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) de apoio a grupos de pesquisa das Instituições do Sistema ACAFE.
Fonte: Diplomata FM