Publicado em 22/11/2023

A reportagem de capa da terceira edição da Revista Fapesc – Ciência, Tecnologia e Inovação em Santa Catarina venceu a Categoria Texto do Prêmio Fiesc de Jornalismo 2023. A autora da matéria Futuro na Indústria 4.0, jornalista Nanda Gobbi, recebeu o troféu durante cerimônia realizada na noite de terça-feira, 21, na sede da Federação da Indústria de Santa Catarina, em Florianópolis.

A jornalista Nanda Gobbi recebe troféu das mãos do presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar (à dir.) e do presidente da Adjori, José Roberto Deschamps – Foto: José Somensi/Fiesc

A publicação premiada destaca o papel inovador e pioneiro das indústrias catarinenses e revela como as novas tecnologias estão promovendo a transformação digital do setor. O texto traz exemplos de empresas sediadas no Norte de Santa Catarina, a região mais industrializada do estado, e conta a história da evolução das fábricas, no Brasil e no mundo, desde a Primeira Revolução Industrial, no século 18, até os dias atuais, com a chegada da Indústria 4.0 e a adoção de soluções robotizadas e da Inteligência Artificial.

“O desenvolvimento tecnológico gera demandas para empresas e universidades, mais controle de processos, uso de dados e mais presença da Inteligência Artificial na tomada de decisões. Nesta edição da Revista Fapesc, selecionamos alguns destaques do nosso Estado, uma parte do trabalho inovador realizado por empresas, universidades e, principalmente, pessoas que estão inseridas em atividades de CTI em Santa Catarina”, afirmou o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto.

“A Revista Fapesc é uma publicação com foco em mapear e divulgar o ecossistema de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo em Santa Catarina. Nosso objetivo é aproximar a sociedade catarinense das produções científicas, tecnológicas e do setor de inovação”, disse Nanda, que também é editora da publicação. “O prêmio consolida um importante projeto de divulgação do ecossistema de CTI catarinense. São bons exemplos que precisam ser disseminados”, completou a coordenadora-geral da revista e assessora de Comunicação da Fapesc, jornalista Francieli Oliveira.

Além da reportagem premiada, a terceira edição da Revista Fapesc traz uma entrevista com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, detalhando o papel da Secretaria inédita no Estado. A seção Fapesc Explica trata do tema Propriedade Intelectual. Outro destaque é um perfil com a presidente da Acafe, reitora Luciane Ceretta, da Unesc. No total são 96 páginas.

Francieli Oliveira, Luana Nunes, Caroline Costa, Nanda Gobbi, Ana Sofia, Gabriela Garcia e Luiz Fernando, produtores de conteúdo da Revista Fapesc – Foto: José Somensi/Fiesc

Além de reportagens dos profissionais da Comunicação da Fapesc, a revista é colaborativa, com a produção de conteúdo em parceria com atores do ecossistema de CTI de Santa Catarina. Desde a primeira edição, a revista tem distribuição gratuita. Além da edição impressa, a Revista Fapesc também está disponível em versão digital, na íntegra e com conteúdos exclusivos on-line, incluindo a versão em inglês da publicação.

A terceira edição da Revista Fapesc tem projeto gráfico de Gabriela Garcia Cera, com diagramação de Ana Sofia Carreço de Oliveira e Luiz Fernando Filho. A produção audiovisual é de Caroline Westerkamp Costa. A revisão e tradução é de Luana Nunes.

O Prêmio Fiesc de Jornalismo reconheceu nove trabalhos da imprensa catarinense nas categorias Áudio, Texto e Vídeo, agraciando primeiro, segundo e terceiro colocados em cada segmento. “A indústria catarinense tem gerado boas notícias. As quase 100 reportagens inscritas no prêmio em 2023 comprovam isso”, assegurou o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar.

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Altair Magagnin Jr / altair.magagnin@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (48) 98802-5794