Publicada em 12/12/2023

Iniciativas de pesquisa e divulgação científica, além de melhorias em infraestrutura, serão fomentadas pelo Governo do Estado para o monitoramento e a preservação do meio ambiente em Santa Catarina. Mais de R$ 3,1 milhões serão destinados por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapesc). Nove projetos, de diferentes Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação catarinenses, foram contemplados.

Trabalho de campo do projeto FlorestaSC – Foto: Divulgação

A Universidade Regional de Blumenau (Furb) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, foram contempladas com três projetos cada. Também foram admitidos projetos da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), de Criciúma, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e da Universidade da Região de Joinville (Univille). O resultado do edital 12/2023 foi divulgado nesta semana.

A chamada pública incentivou o uso de novas tecnologias para a coleta e o processamento de dados relativos a florestas e vegetações costeiras, além de ações em divulgação e de melhorias na infraestrutura dos herbários. Conforme o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, puderam participar pesquisadores vinculados às ICTs de Santa Catarina, sendo públicas ou privadas sem fins lucrativos. “Há anos a Fapesc dá suporte ao Inventário Florístico e Florestal de Santa Catarina, que mostra a proteção e a degradação do meio ambiente no nosso Estado”, afirmou o presidente.

Representando a maior fatia do fomento financeiro, a linha 1 do edital contemplou uma proposta de pesquisa científica, tecnológica e inovativa. O projeto vencedor foi o FlorestaSC, da Furb, no valor de R$ 1,3 milhão. O projeto é desenvolvido desde 2007 sob coordenação do pesquisador Alexander Christian Vibrans. “A proposta aprovada permite incorporar novas tecnologias, como a coleta de dados em campo por meio de drones. Estes drones carregam sensores de altíssima resolução, o que é inédito, e amplia a gama de dados possíveis de serem captados nas florestas catarinenses”, explicou Vibrans.

Nova marca do Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina (IFFSC), o FlorestaSC foi destaque na terceira edição da Revista Fapesc, com a reportagem fotográfica “Censo das Florestas Catarinenses”.

A linha 2 foi destinada a projetos de divulgação científica dos resultados de pesquisas relacionadas ao monitoramento e conservação de florestas. A difusão dessas informações se dá por meio de tecnologias como realidade virtual, aplicativos e games, por exemplo. Juntas, as propostas aprovadas receberão R$ 940 mil em fomento.

Melhorias de infraestrutura física dos herbários catarinenses estavam no escopo da linha 3 do edital. Os espaços, que guardam e conservam amostras de espécies nativas do Estado, terão recursos para modernização. As quatro propostas aprovadas, juntas, receberão quase R$ 870 mil.

Pesquisadores da Furb também tiveram projetos aprovados nas linhas de divulgação científica e melhorias no herbário. Os três projetos, inclusive, são conectados. Das 76 mil amostras do herbário, 33 mil vêm das coletas do FlorestaSC.

PROJETOS APROVADOS

Linha 1 – Pesquisa Científica
FlorestaSC – Furb – Blumenau – R$ 1,3 milhão

Linha 2 – Divulgação Científica