Fapesc e SCTI inauguram Complexo de Laboratórios Multiusuários em Itajaí

Espaços integram o Programa MultiLab SC do Governo do Estado (Fotos: Dales Hoeckesfeld/Univali) 

Mais um grande projeto de laboratórios para o desenvolvimento de pesquisa avançada beneficiado pelo Governo do Estado, por meio do Programa MultiLab SC –– Laboratórios Multiusuários, foi inaugurado. Nesta terça-feira, 17, o Complexo de Laboratórios Multiusuários da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) foram apresentados para a comunidade. Os espaços foram viabilizados com fomento do edital 15/2023 – Programa de Estruturação Acadêmica para Laboratórios Multiusuários Dedicados à Pesquisa Avançada no Estado de Santa Catarina, desenvolvido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapesc).

Os laboratórios ficam no bloco E3 do campus Professor Edison Villela – Itajaí e serão utilizados para o desenvolvimento de pesquisas que envolvam o meio ambiente, o estudo de materiais e tecnologias para cidades inteligentes. Os espaços foram contemplados pelo Governo de Santa Catarina, por meio do edital 15/2023, que investiu mais de R$ 111 milhões para estruturar laboratórios de pesquisa avançada em universidades de todas as regiões do Estado. Ao todo, foram 50 projetos de laboratórios de 19 instituições de ensino superior em 14 municípios. Cada projeto recebeu até R$ 2,5 milhões.

“O programa MultiLab SC é bem sucedido por olhar especificamente para as comunidades em que as universidades parceiras estão inseridas. O grande objetivo desse edital era aproximar as instituições de ensino e as empresas na busca por soluções para as necessidades de cada município. Nos projetos da Univali a sustentabilidade é o grande destaque e temos certeza que a excelente estrutura que inauguramos hoje trará ótimos resultados tanto para a região como para todo o Estado”, afirmou o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto.

“Esse programa vai ao encontro do que o Governo de Santa Catarina espera para o futuro. Teremos um novo ciclo de desenvolvimento econômico no Estado, tão profícuo, ou mais, do que o que vimos nos últimos 50 anos. É um grande investimento em ciência, tecnologia, inovação e em capital humano. A Univali e as demais instituições da Acafe fazem parte desta estratégia de desenvolvimento em razão dos importantes serviços que prestam à sociedade. Investimentos como esse são fundamentais para atingirmos a meta de liderar a agenda nacional da inovação”, salientou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett.

Conheça os laboratórios

O Laboratório de Instrumentação Analítica Multiusuário é destinado à realização de análises qualitativas e quantitativas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, atendendo alunos e professores da graduação, mestrado e doutorado.

Já o Laboratório de Absorção Atômica Multiusuário é voltado ao desenvolvimento de pesquisas em diferentes áreas do conhecimento, permitindo a avaliação da quantidade de metais em uma ampla variedade de amostras.

O Laboratório Multiusuário para o Desenvolvimento de Tecnologias Transformadoras em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (IoTec LAB) visa integrar tecnologias avançadas no conceito de cidades inteligentes para a obtenção de informações precisas e em tempo real sobre as condições ambientais e de mobilidade.

*Com colaboração de Roberta Ramos, assessora de imprensa da Univali

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)

comunicacao@fapesc.sc.gov.br

(48) 98802-5794

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support