Empresa catarinense ajuda companhias a vender mais na crise

Em época de retração econômica, vender e elevar o faturamento tem sido um desafio cada vez maior para os empresários. Mas empresas dos setores de máquinas e equipamentos, tecnologia e serviços com vendas complexas que adotaram o método desenvolvido pela catarinense Exact Sales estão fazendo o caminho contrário: vendendo mais, mais rápido e ainda acelerando o crescimento dos negócios. A Exact está incubada no Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (Celta), onde também funciona a FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).
Theo_Orosco__credito_NiltonNascimento2
Especializada em auxiliar no crescimento de negócios maneira rápida e eficiente, a Exact Sales conta com um método e um software de vendas e pré-vendas próprio quereduzem o tempo e as despesas com negociação, além de alavancar significativamente as vendas. A empresa oferece ferramentas tecnológicas de controle de funil, de ponta a ponta, desde a captação até o fechamento do negócio. “Algumas das principais dificuldades das empresas de vendas B2B de alta complexidade são o excesso de empresas em negociação e a longa duração das negociações. O processo de pré-vendas, quando realizado de maneira profissional, é capaz de trabalhar com essas dores de maneira estratégica”, explica Theo Orosco, CEO da Exact Sales.
Em junho, a empresa assinou um contrato de investimento com o fundo CVentures Primus. O aporte faz parte de um plano de investimento de R$ 10 milhões para expansão da empresa nos próximos anos. O valor será direcionado às áreas de atendimento ao cliente, desenvolvimento de software, gestão da empresa e vendas. “Agora teremos condições de casar o crescimento abrupto em número de clientes com o alto nível de atendimento que prezamos na Exact. Além disso, adiantaremos etapas do roadmapping de desenvolvimento de nosso software, dando ainda mais eficiência à ferramenta”, destaca o CEO, Théo Orosco.
De acordo com Adonay Freitas, analista de investimento da CVentures, a expectativa é que a Exact se consolide como referência no Brasil em softwares para gestão de processo de pré-vendas. “Qualquer empresa gostaria de melhorar a eficiência de sua estrutura de vendas e a Exact Sales atua exatamente nessa necessidade dos clientes. Esse mercado é carente de soluções”, justifica.
Crescimento exponencial – Empresa mais jovem a entrar no programa Promessas da Endeavor, a Exact Sales prevê ultrapassar R$ 5 milhões de receita no primeiro ano de operação. Com uma carteira de mais de 70 clientes em Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e no Nordeste, pretende chegar a 500 até o final de 2015.
Um dos cases de sucesso é a Welle Laser, que depois de implantar o método da Exact, cresceu 84% no segundo semestre de 2013 e foi eleita a empresa de maior crescimento do Brasil naquele ano de acordo com a revista Exame PME e a consultoria Deloitte. O tempo médio de negociação reduziu em três vezes e as vendas cresceram 4,25 vezes dentro do mercado de máquinas e equipamentos, um dos que mais perderam dinheiro naquele ano.
A Nanovetores, que desenvolve sistemas de nanoencapsulação de ativos para aplicação em cosméticos e no setor têxtil, reduziu significativamente o tempo de vendas. “Hoje temos vendas acontecendo em dois, três dias, porque estamos identificando o cliente certo, no momento certo e estamos entregando o produto certo para ele”, revela o CEO Ricardo Henrique Ramos.