A programação vespertina do primeiro dia do Fórum CONSECTI-CONFAP iniciou com a apresentação de um Vídeo sobre os Projeto Estruturante da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). Os resultados do projeto foram detalhados por pessoas da equipe, com apoio de banners que decoram o ambiente do evento, no Il Campanario Resort, em Florianópolis.
Fernando Ribeiro, representante da FINEP, fala sobre Projeto Estruturante (Foto: Paulo Cordeiro)
Em todo Brasil, 212 milhões de reais foram destinados pela FINEP (Financiadora de studos e Projetos) aos 50 Projetos Estruturantes selecionados nas chamadas lançadas entre 2005 e 2007, segundo Fernando Ribeiro, diretor de Inovação da Financiadora de Estudos e Projetos. Em sua exposiçâo no fórum, ele abordou outros projetos e programas, como o Tecnova, lançado inicialmente pela FAPESC. Na esteira de SC, 1O outros estados finalizam seus editais e contrataram projetos do Tecnova. Os demais estão em processo de formatação do programa ou avaliação de propostas.
Duas palestras fecharam os trabalhos nesta quinta-feira (4 de dezembro). A primeira foi feita por Carlos Eduardo B F. de Brito, especialista em Regulação da Superintendência de Pesquisa e Desenvolvimento da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica); a segunda, por Luciano Pedrote dos Santos, gerente de Desenvolvimento Tecnológico da Embraer. Ambos responderam perguntas da plateia, que incluía presidentes de FAPs, secretários de CTI, outras autoridades e interessados em geral.
Fonte: Assesoria de Comunicação do CONFAP