Unesc ganha destaque nacional e estadual no Ranking Universitário Folha

A Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), de Criciúma/SC, é a melhor universidade catarinense não estatal, segundo o RUF (Ranking Universitário Folha), nos quesitos pesquisa, internacionalização e inovação. No Brasil, no conjunto dos critérios do Ranking, a Unesc ficou na 28º posição entre as universidades particulares.

 

“São indicadores e números que refletem a maturidade de nossa Instituição e a busca constante pela qualidade dos serviços prestados à comunidade durante os seus 45 anos de existência. A Unesc está ciente de seu compromisso de educar, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Este resultado mostra que estamos no caminho certo e que precisamos continuar investindo e colocando foco em nossas decisões institucionais”, destacou o reitor Gildo Volpato.

 

No quesito pesquisa a Universidade é a sexta melhor instituição privada do Brasil e ocupa a 60º posição entre todas as universidades. Na avaliação da inovação a Unesc ficou entre as 15 melhores universidades não estatais e na internacionalização entre as 30 melhores instituições particulares. No estado de Santa Catarina a Unesc, nos dois quesitos, só fica atrás de instituições públicas, como a UFSC e Udesc, no quesito pesquisa, e a UFSC e FURB, nos quesitos internacionalização e inovação, sendo que neste último está empatada com a Univali.

 

“Esse resultado representa o investimento da Unesc para o fortalecimento da pesquisa e da inovação, entendendo que este é seu papel enquanto universidade comunitária. Os índices alcançados são fantásticos e estimulam os pesquisadores a continuar desenvolvendo estudos e divulgando seus resultados, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade de vida das pessoas em diversos locais do país e do mundo, uma vez que os resultados destas pesquisas fomentam inovações importantes, nas diferentes áreas do conhecimento”, analisou a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta.

 

O ranking, que analisou 192 universidades brasileiras, mescla indicadores de pesquisa (publicações e citações), internacionalização (publicações e professores), inovação (patentes), mercado de trabalho (opinião de 1681 profissionais de recursos humanos) e ensino (opinião de 464 professores cadastrados no INEP e qualificação dos professores).

 

Clique aqui e entenda como funciona a metodologia do RUF

http://arte.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/09/09/entenda_o_ruf/metodologia_completa.pdf

 

Fonte:
Davi Carrer
JP 3981/SC
Assessoria de Imprensa
Setor de Comunicação Integrada – Unesc
(48) 8824-8908 | 3431-2547

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support