Embrapa participa de missão de estudos em sistemas regionais de inovação na Europa

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária de Suínos e Aves de Santa Catarina (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), participará do projeto “Cooperação União Europeia-América Latina em Sistemas Regionais de Inovação”. Trata-se de uma viagem de estudos para representantes brasileiros, de 18 a 26 de outubro, para conhecer as experiências européias em sistemas regionais de inovação. Representando a Embrapa irá o chefe geral, Dirceu Talamini.

Segundo Dirceu Talamini, o objetivo do projeto é o desenvolvimento de produtos com base na agricultura e foco regionais. Além da Embrapa Suínos e Aves, a missão brasileira também é representada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

A programação começa na Alemanha, entre os dias 18 e 19, com reuniões e visitas técnicas nas universidades de Hohenheim e Esslingen, na Biopro Baden-Württemberg, agência de serviços de biotecnologia e ciências biológicas, e no Landesstiftung Baden-Württemberg, fundação de amparo à pesquisa, educação e responsabilidade social, nas cidades de Stuttgart e Esslingen. Na Itália, a programação prevê encontros com representantes de indústrias da região Emilia-Romagna, e de laboratórios, entidades certificadoras de qualidade e cooperativa de produtores de queijo e presunto nas cidades de Bolonha, Reggio Emilia, Módena, Parma e Cesena entre os dias 22 e 26 de outubro.

Financiado pela Comissão Europeia, o projeto “Cooperação União Europeia-América Latina em Sistemas Regionais de Inovação” é coordenado atualmente pelo Istituto di Ricerca Interdisciplinare (Ismeri Europa), sediado em Roma, em cooperação com as regiões Emilia-Romagna (Itália) e Baden-Württemberg (Alemanha).

Fonte: AgroNotícias