Fórum do CONFAP presta homenagem a Lynaldo Cavalcanti

Na manhã desta terça-feira, 30 de setembro, teve início o Fórum Nacional do CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à pesquisa), em Campina Grande (PB). Estiveram na mesa de abertura o presidente do CONFAP, Sergio Gargioni, o presidente da FAPESQ (Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba), Claudio Benedito Silva Furtado, e o representante do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico eTecnológico), Paulo Sergio Lacerda Beirão, entre outras autoridades de órgãos estaduais e Instituições de Ensino Superior.

No evento foram comemorados os 20 anos da FAPESQ (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba), com a exibição de um vídeo com as principais ações da Fundação e homenagens a personalidades que fizeram parte de sua história. Lynaldo Cavalcanti, ícone da ciência, tecnologia e inovação na Paraíba e no país, foi homenageado com a comenda 20 anos de Incentivo à Pesquisa. Cavalcanti lutou pela educação, ciência e tecnologia como instrumentos de redução dos desequilíbrios regionais e sociais. Propôs o conceito de “transposição do conhecimento” e realizou ações de interiorização da educação superior. Ele foi presidente do CNPq e incentivou a criação da FAPESQ e dos Institutos de Pesquisa Tecnológica que influiriam na criação da ABIPTI (Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica). Lynaldo Cavalcanti faleceu em janeiro de 2011, aos 78 anos. A comenda dedicada a ele foi recebida por sua neta, Ana Marly Araujo Maia.

Outros nomes prestigiados no evento foram José Geraldo de Vasconcelos Baracuhy, primeiro presidente da fundação, e os também ex-presidentes Eduardo Jorge Lira Bonates, Vicente De Paulo Albuquerque Araújo, Roberto Silva de Siqueira, Salomão Anselmo Silva (in memoriam), Hébert Rodrigues Pereira, João Marques de Carvalho, Telmo Silva de Araújo e Maria José Lima da Silva. Nesta tarde, Sebastião Helvecio Ramos de Castro, Presidente Instituto Rui Barbosa e Vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais fala sobre desburocratização da CTI no Brasil e o uso adequado da fiscalização nas FAPs, sob o olhar externo dos Tribunais de Contas. Também estão em pauta apresentações sobre o Programa Ciência Hoje e o PCTI Nordeste (Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação). O Fórum reúne os presidentes das FAPs (Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) de todo o país para discutir ações de incentivo à pesquisa, desenvolvimento e inovação nos estados. O encontro encerra amanhã, 1º de outubro, com palestras e debates sobre ações que impulsionam o desenvolvimento do país.

No Fórum estão sendo discutidos programas das FAPs e de seus parceiros bem como programas de colaboração internacional, que resultarão em novos incentivos à pesquisa para os estados. 

Fonte: Assessoria do CONFAP 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support