Congresso na Unesc vai abordar a educação contemporânea

A educação contemporânea estará no centro dos debates no Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Perspectivas. O evento será realizado de 10 a 13 de setembro, na Unesc, e reunirá pesquisadores, profissionais da educação, estudantes de licenciaturas e demais interessados pela temática.

O Congresso será organizado de modo a promover ampla troca de estudos, pesquisas e ações extensionistas entre os participantes, em torno de eixos temáticos, englobando a complexidade da Educação, desafios para o século 21 e o avanço necessário para um ambiente de interação com as diversas esferas sociais.

DSC 0032

O objetivo é criar um ambiente propício para a construção coletiva de conhecimentos, trabalhos colaborativos e parcerias interinstitucionais, de modo a evidenciar a busca pela consolidação do ensino, pesquisa e extensão, levando-se em consideração o que se tem produzido nos países ibero-americanos, para serem socializados, problematizados com vistas a encaminhamentos comuns.

“O foco principal é a divulgação dos grupos de pesquisa, que vão abrir grupos de trabalho e convidar outros grupos, do Brasil e do exterior, a participar, incentivando dessa forma a socialização dos estudos”, explica o professor Carlos Arcângelo Schlickmann, coordenador de ensino da UNA HCE (Unidade de Ciências, Humanidades e Educação).

O Congresso contará com palestras, grupos de trabalhos, mesas-redondas, colóquios, relatos de experiência (tanto do ensino quanto da extensão), sessão de pôsteres e apresentações culturais.

Já estão confirmadas as presenças dos conferencistas Jorge Larrosa (Portugal), Helena Costa Lopes de Freitas (Unicamp), Carmem Moreira de Castro Neves (MEC/CAPES), Ramón Garrote Jurado (Suécia), Marlene Zwierewicz (Unibave), Sara Godoy Jiménez (Chile), Gisela Andrade (Argentina), Christiane Kleinubing Godoi (Univali) e Daniela Leal (PUC-SP).

O evento é realizado pela Unesc, por meio da UNA HCE (Unidade de Ciências, Humanidades e Educação), PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) e PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais).

Fonte: Assessoria de Imrpensa – UNESC