Unesc inaugura IParque – Parque Científico e Tecnológico

altA Unesc inaugurou na noite desta segunda-feira (11), o IParque – Parque Científico e Tecnológico. Localizado no bairro Sangão, em Criciúma, no Sul de Santa Catarina, o empreendimento reúne, num só local, quatro diferentes Institutos e uma incubadora: I.pat (Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas), I.dt (Instituto de Engenharia e Tecnologia), I.ali (Instituto de Alimentos), I.pese (Instituto de Pesquisa Socioeconômica Aplicada) e I.tec.in (Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios). No mesmo lugar, também funcionam Planetário, Museu Tecnológico, Estação Metereológica, Museu Mineralógico, Litoteca, as Plantas Piloto Biogás e Biodiesel, Núcleo de Ensino e Núcleo Empresarial.

Convidados:

O reitor Gildo Volpato e o vice-reitor Márcio Fiori receberam os convidados numa tenda montada na entrada do I-Parque. Empresários, comerciantes, profissionais liberais, professores, acadêmicos e funcionários administrativos compareceram à solenidade. O governador Raimundo Colombo esteve representado pelo deputado federal e secretário de estado do Desenvolvimento Sustentável, Paulo Bornhausen. O presidente da Fapesc, Sérgio Gargione; o secretário do Desenvolvimento Regional, Luiz Fernando Cardoso; o presidente da ACIC, Olacir Bez Fontana; o prefeito Clésio Salvaro e seu vice; o presidente do sindicato das empresas produtoras de Plástico, Jaime Zanatta; entre outras autoridades econômicas, civis, militares e políticas, também participaram.

Pronunciamentos:

Para o reitor Gildo Volpato, o IParque é um empreendimento que vai contribuir para o desenvolvimento regional e na melhoria da formação dos alunos da Unesc, com mais pesquisa, extensão e prestação de serviços. Ele lembrou que a universidade precisa ser vanguarda, buscando, produzindo e transformando a sociedade e a vida das pessoas, agradeceu o empenho daqueles que tiveram a frente do projeto e pediu apoio da classe empresarial e política. “Lembro de quando começaram a ser criados aqui os primeiros núcleos de pesquisa, para que a Unesc atendesse mais a sociedade. Aqui estamos nós. Aquele sonho agora se torna realidade”.

O vice-reitor Márcio Fiori, que coordenou a implantação do IParque, lembrou que o sonho começou a ser construído em 2005 e que é o resultado do trabalho de muita gente. “Queríamos um projeto que articulasse ensino, pesquisa e extensão, mas fosse alem destas três dimensões”, disse. “Os empresários e os empreendedores que se instalarem no IParque, terão todo o apoio e a infraestrutura dos institutos à sua disposição”. Para ele, o sucesso do empreendimento dependerá do envolvimento de todos: empresas privadas, serviço público e comunidade acadêmica. “O IParque é do Sul catarinense e de SC. Todos podem e devem participar”.

Frases:

– As indústrias só vão gerar riquezas se tiverem conhecimento profundo em novas formas de produção. Tenho certeza que aqui surgirão novos produtos e processos que impulsionarão nossa economia. O IParque é o motor e4 a alavanca do futuro. Presidente da Acic, Olacir Bez Fontana.

– O Iparque ajudará a projetar ainda mais Criciúma no cenário estadual e nacional, além de ajudar a melhorar a qualidade de vida da população. Prefeito Clésio Salvaro.

– Quando olhamos este lugar, lembramos que aqui funcionava um lavador de carvão da antiga ICC. A Unesc re4cuperou a área e fará florescer aqui te4cnologia de ponta. Isto é o IParque. Secretário do desenvolvimento Regional Luiz Fernando Cardoso.

– O IParque é um projeto fundamental e estratégico para Criciúma e a região Sul. Secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável Paulo Bornhausen.

Fonte: www.radiocriciuma.com.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support