Incubadoras geram R$ 533 milhões e 16 mil empregos, diz estudo

O Brasil possui, atualmente, 384 incubadoras –centros de apoio e desenvolvimento que reúnem empresas de pesquisa e inovação em estado inicial. Foi o que revelou um estudo sobre o setor no país, feito pelo Ministério da Ciência, Tecnologi ae Inovação em parceria à Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores).

Estas incubadoras, espalhadas por todo o país, são responsáveis hoje pela existência de 2.640 empresas em desenvolvimento, que geram 16.394 empregos e uma receita de R$ 533.

Entre as chamadas empresas graduadas –aquelas que já se desenvolveram e atingiram autonomia e escala comercial– os valores são ainda maiores. São atualmente 2.509 negócios do gênero, que somam um faturamento de R$ 4,1 bilhões e empregam 29,5 mil pessoas.

“A incubadora é um grande gerador de cultura do empreendedorismo”, afirmou Alvaro Prata, secretário de desenvolvimento tecnológico e inovação do ministério. “Elas geram tecnologias vitais aos setores empresarias prioritários para o país e promovem o desenvolvimento social e regional.”

O levantamento mostrou que o setor tecnologia abarca a maior parte das empresas incubadas: é onde estão 67% delas. As demais se distribuem entre economia solidária (15%), tradicional (13%) e outros (5%).

Por área de atuação, a prestação de serviços abarca a maioria delas: 52%, segundo o levantamento. Indústria leva outros 43% e os 5% restantes são projetos da área de agricultura.

As empresas que desenvolvem principalmente produtos destinados ao mercado nacional respondem por 55% do total, enquanto 28% produzem ou atendem principalmente o mercado local. Apenas 15% desenvolvem produtos que chegam ao mercado externo.

Fonte: Agência de Notícias jornal Floripa