Evento gratuito mostra resultados do Projeto Rede Guarani/Serra Geral

O Simpósio de Recursos Hídricos: Resultados e Perspectivas do Projeto Rede Guarani/Serra Geral (RGSG) em SC se realizará nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2013, no Plenarinho (Auditório Paulo Stuart Wright) da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis. Seu objetivo é divulgar os resultados obtidos no período de 2008 a 2013, no âmbito do Projeto Rede Guarani/Serra Geral em Santa Catarina, apoiado pela Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).

A RGSG é um projeto interinstitucional e interdisciplinar que congrega cientistas, pesquisadores, educadores ambientais, universidades, fundações, agências governamentais nacionais e entidades internacionais, tendo como área de abrangência a Região Sul do Brasil. Seu objetivo é a produção de conhecimento compartilhado sobre gestão sustentável de águas superficiais e subterrâneas bem como a elaboração de uma proposta de modelo jurídico e legal de gestão para uso e conservação do Sistema Aquífero Integrado Guarani/Serra Geral.

Adicionalmente, o evento deve apontar perspectivas para a continuidade do projeto. Ele resulta de uma parceria com o Fórum Permanente para Preservação do Aquífero Guarani e das Águas Superficiais da  Alesc. Com os recursos de capital da Emenda Coletiva da Bancada Federal Catarinense, repassados através da Caixa Econômica Federal (R$ 4.250.000,00), e com os recursos de custeio de projeto encomendado pela ANA/CTHidro, repassados pelo CNPq (R$ 625.000,00) em convênio com a Fapesc/SDS, que garantiu contrapartida (R$ 1.300.000,00), está sendo possível equipar e contribuir para o efetivo funcionamento de laboratórios e serviços nas cidades de Lages (UNIPLAC, CAV/UDESC e EPAGRI), Joaçaba (UNOESC), Blumenau (FURB), Florianópolis (UFSC), Chapecó (UNOCHAPECÓ) e Concórdia (UnC e Comitê de Gerenciamento da Bacia do Jacutinga e Contíguas), mas principalmente, colaborar com a capacitação e no direcionamento dos pesquisadores dessas instituições à temática da Gestão Integrada dos Recursos Hídricos, que necessariamente leva em conta não só as águas superficiais, como também as águas subterrâneas. Mais informações no site www.rgsg.org.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa da FAPESC