Carro elétrico brasileiro vence competição nos EUA

A equipe Unicamp E-Racing venceu a Fórmula SAE, categoria carros elétricos, que se encerrou no último final de semana nos Estados Unidos. O projeto do veículo elétrico é patrocinado pelo Instituto de Pesquisas Eldorado. Além de conquistar o primeiro lugar em sete dos oito quesitos existentes na FSAE Eletric Lincoln, a equipe da Unicamp marcou 985 pontos, dos mil possíveis. A FSAE Eletric é um evento internacional organizado pela Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade (SAE), entidade que reúne engenheiros, técnicos e executivos com o objetivo de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade. Esta foi a primeira vez que a SAE organizou uma competição para carros elétricos.

A Unicamp E-Racing ficou em primeiro lugar na geral, e nas provas de design (apresentação do projeto, soluções propostas por ele, ajustes e validações) e custos (analisa custos do projeto e processo de manufatura). Ambas constituem a fase estática da competição.

Para análise da performance do veículo, são propostas as provas dinâmicas, nas quais a equipe também ficou com o primeiro lugar: autocross (circuito de aproximadamente meia milha, onde se avalia a manobrabilidade e dinâmica dos veículos); endurance (prova de 22 km, onde os carros são levados ao seu limite, testando a performance, confiabilidade e resistência dos protótipos); aceleração (melhor tempo numa pista de 75 metros); eficiência (carro com menor consumo recebe a maior pontuação); e skidpad (o veículo percorre um circuito em forma de oito para testar dinâmica em curva, premiando o menor tempo).

Ao final, o time da Unicamp somou 985 pontos. Vinte equipes disputaram a prova, dos Estados Unidos, Canadá, Áustria e Brasil. O único segundo lugar obtido pela equipe brasileira foi para a categoria negócios, ainda na fase estática, em que os participantes defendem que o veículo criado por eles atende melhor às demandas de mercado e é economicamente viável para produção em grande escala.

“Estudantes de Engenharia Mecânica e Elétrica bem formados, contando com infraestrutura minimamente adequada e com acesso aos componentes e materiais disponíveis a todas as equipes, construíram um carro de tração elétrica que deixou pra trás os equivalentes das grandes universidades norte-americanas”, destaca José Eduardo Bertuzzo, que dá suporte ao projeto pelo Instituto de Pesquisas Eldorado. “E essas universidades chegam a intimidar, pois elas vêm com os caminhões oficina, muitos recursos etc. Isso valoriza ainda mais esta conquista”, completa. Entre as universidades que competiram com a Unicamp E-Racing estavam o Massachusetts Institute of Technology (MIT), e as universidade da Califórnia, de Michigan e de Washington.

O carro projetado pela equipe Unicamp E-Racing já havia vencido, no final de 2012, a Fórmula SAE Elétrico no Brasil, o que deu a oportunidade de disputar a competição nos Estados Unidos. O veículo, um monoposto que lembra um Fórmula-1, pesa 227 kg e mede 2,8 m. Sua estrutura é feita de aço AISI 1020 e a carroceria de fibra de vidro. Seu grande diferencial é o motor de fluxo axial – a última tecnologia em motores elétricos no mundo. O veículo acelera de 0 a 100 km/h em aproximadamente 4 segundos e tem autonomia de 22 km.

A aquisição deste motor, seu controlador eletrônico e conjunto de baterias foram patrocinados pelo Instituto de Pesquisas Eldorado, por meio de um convênio com a Oxford Yasa Motors, empresa spin-out da Universidade de Oxford. Além de viabilizar o acesso a esta tecnologia, o Eldorado disponibilizou seus laboratórios e suporte técnico ao desenvolvimento e testes do protótipo.

 

 

Sobre o Instituto de Pesquisas Eldorado: Organização civil sem fins econômicos, fundada em 1999, o Instituto de Pesquisas Eldorado (www.eldorado.org.br) atende a demanda de empresas por pesquisa, desenvolvimento e inovação, além de serviços e capacitação em tecnologias da informação e comunicação, telecomunicação e energia. Possui sua sede em Brasília (DF) e unidades em Campinas (SP), onde se concentra sua maior operação, e Porto Alegre (RS). Atualmente conta com mais de 500 funcionários distribuídos por essas três unidades.

O Eldorado atende cerca de 50 empresas, entre as quais Magneti Marelli, Itautec, Smart Technologies, Positivo, Dell, EMC, Flextronics, Foxconn, HP, IBM, CPFL, Motorola, Samsung, Semp Toshiba e Tecnometal. O volume de suas atividades faz do Eldorado uma das maiores instituições de pesquisa e desenvolvimento, o que o coloca entre as melhores empresas brasileiras em rankings como os da InfoExame, Informática Hoje, VocêSA, Computer World e Anuário Telecom.

 Fonte: Acadêmica Agência de Comunicação

Assessoria de imprensa do Instituto de Pesquisas Eldorado

Érika Coradin

(11) 5081-5237 / 5549-1863
e-mail: erika@academica.jor.br;

 

www.academica.jor.br;

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support