Autoridades se reúnem em Criciúma para valorizar carvão limpo

24.04.2010

A Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (SATC) lançou, no dia 23 de abril, a pedra fundamental do Centro Tecnológico de Carvão Limpo, numa solenidade que reuniu autoridades como o governador Leonel Pavan e o presidente da Fapesc, Diomário Queiroz.

A ser construído em terreno de 35 hectares pertencente à SATC, o Centro Tecnológico de Carvão Limpo tem em sua concepção a premissa da sustentabilidade, e vai utilizar materiais que possuam em sua composição matérias-primas relacionadas com o carvão.

Os recursos para construção do primeiro prédio e laboratório serão oriundos da Finep (R$2,1 milhões), da Fapesc (R$3,8 milhões) e da Eletrobras (R$1,5 milhões), totalizando R$7,4 milhões. As obras terão início em maio, com previsão de término para novembro de 2011. O projeto é uma parceria entre a SATC, o Sindicato da Indústria de Extração de Carvão de Santa Catarina e a Associação Brasileira do Carvão Mineral, e já conta com o selo do Procel/Inmetro, sendo um dos cinco primeiros prédios verdes com essa etiqueta no Brasil.

Apoiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, o Centro vai atuar na condução de pesquisa, desenvolvimento e inovação na área tecnológica, visando à utilização sustentável do minério. O principal foco será o desenvolvimento de tecnologias limpas para a utilização do carvão mineral na geração de energia, buscando a redução da emissão de gases do efeito estufa. O projeto é uma parceria entre a Satc, Sindicato da Indústria de Extração de Carvão de Santa Catarina (Siecesc) e Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM).

Sobre a mantenedora

A SATC é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, fundada em 1959 por iniciativa da indústria de extração de carvão mineral da região carbonífera de Santa Catarina e ocupa uma área total de 550 mil m², contendo 28 mil m² de área construída. A instituição está situada em Criciúma, município catarinense que ostenta os títulos de capital brasileira do carvão e de maior exportadora de pisos e azulejos do Brasil. Os recursos para manutenção da SATC são oriundos das carboníferas, as quais alocam 1% do seu faturamento mensal na SATC, anuidades escolares, prestação de serviços técnicos e convênios com empresas de diversos setores industriais.

A SATC desenvolve atividades educacionais nos níveis fundamental, médio, técnico e pós-técnico, graduação e pós graduação, além de prestação de serviço. A instituição conta com mais de 6 mil alunos, e está presente em 7municípios da região carbonífera do estado, levando a educação, conhecimento e crescimento à região sul de Santa Catarina.