V CECTI será encerrada dia 13 de novembro em Santa Catarina

A compilação das contribuições para o progresso da Ciência, Tecnologia e Inovação no estado, obtidas em variados pontos do território catarinense, será apresentada em Joinville, no dia 13 de novembro, durante o Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação. As prospecções e sugestões para cada região do estado vem sendo construído desde 17 de outubro, quando a primeira etapa regional da Conferência Estadual de CTI teve lugar na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).
V CECTI - univali - mesa de abertura
O Departamento de EGC (Engenharia e Gestão do Conhecimento) desta instituição organizou as reuniões em cada etapa. Elas foram divididas em dois momentos: um aberto ao público e outro fechado aos que também preencheram o Questionário de Avaliação CTI Regional no portal da Conferência. Os participantes desses eventos fechados separaram-se em sete grupos para responder a perguntas-referência ligadas a pesquisa, desenvolvimento e mercado, entre outras.
“Esses grupos passam a propor ações que podem resultar em políticas. O dia acaba com a reunião de todos os grupos para recolher ações que vão formar um documento da regional”, explica o Prof. Roberto Pacheco, do EGC. Essa metodologia foi seguida em todos os encontros: 22 de outubro, em Chapecó; 27 de outubro em Criciúma; 29 de outubro em Jaraguá; no dia 3 de novembro, em Itajaí; e 6 de novembro, em Lages.
Nesses eventos regionais foram reunidos empresários, docentes, pesquisadores, representantes de órgãos públicos e da sociedade para refletirem sobre o estado atual e as oportunidades de avanços no sistema de CTI regional.  A V Conferência Estadual de CTI foi promovida pela FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), com apoio do Instituto Stela, a ALESC (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina), a FIESC (Federação das Indústrias de Santa Catarina) e o EGC.
Fonte: Assessoria de Comunicação da FAPESC