Univali sedia Seminário Internacional de Investigação em Urbanismo

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) sedia nos dias 20 e 21 junho, o 8º Seminário Internacional de Investigação em Urbanismo, no Campus Balneário Camboriú. O evento, comemorativo aos 20 anos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univali, deve gerar intercâmbio entre investigadores dos fenômenos da urbanização e da transformação territorial, com debates relacionados às problemáticas da cidade nos países ibero-americanos. O seminário tem apoio da FAPESC por meio do edital PROEVENTOS.

shutterstock_129242324.jpg
O seminário contará com três palestras, apresentação oral de 90 comunicações e 45 pôsteres de temas transversais relacionados a cinco eixos: teoria e história da cidade; morfologias urbanas; espaço público e projeto urbano; análise e projeto territorial.

As palestras serão ministradas pelos renomados arquitetos: Joaquim Sabaté Be, do departamento de Urbanismo e Ordenação do Território e coordenador do mestrado e doutorado de Arquitetura da Universidade Politécnica de Catalunha, em Barcelona, na Espanha; Alicia Novick, professora e investigadora da Universidade de Buenos Aires e da Universidade Nacional Gal Sarmiento, na Argentina; e Sergio Magalhães, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e secretário municipal de Habitação do Rio de Janeiro.

O coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univali, Carlos Alberto Barbosa de Souza, afirma que, no Brasil, a necessidade pela qualificação das cidades, territórios e paisagens, provoca a busca por pautas de operacionalização da pesquisa no projeto. “Momentos como este põem em prova novas perspectivas de análise e casos de estudo, em torno das características e contradições do espaço urbano contemporâneo”, ressalta o professor.

As atividades do seminário são destinadas a acadêmicos, professores e profissionais do segmento. O investimento para participar do congresso como ouvinte é de R$100. Já para autores de trabalhos o custo é de R$350. Para acessar a programação completa ou inscrever-se, clique aqui.

Fonte: Natália Vieira – Notícias UNIVALI