UNISUL realiza seminário sobre Ensino Desenvolvimental

Nos dias 24 e 25 de julho a UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina), campus Tubarão, sedia a 1ª edição do Seminário de grupos de pesquisa sobre a Teoria do Ensino Desenvolvimental. O evento tem apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) por meio do edital PROEVENTOS. As inscrições devem ser realizadas neste site: https://www.even3.com.br/SGPED

Membros do TedMat, que organiza o evento na UNISUL.

O objetivo do evento é refletir sobre o conhecimento produzido por diferentes grupos de pesquisa que investigam o modo de organização do ensino com base na Teoria do Ensino Desenvolvimental. De acordo com essa Teoria, o ensino deve ser organizado de modo que promova o desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes por meio a apropriação de conhecimentos científicos, diferentemente do que geralmente ocorre no Brasil, onde o predomínio é para os conhecimentos empíricos. “Entendemos que a transformação social passa pelos portões da pesquisa científica também. As reflexões sobre as pesquisas, durante o evento, se constituirão em um momento de luta, resistência e crítica. Refletiremos sobre a complexa realidade brasileira e algumas possibilidades de superação para, pela e com a Educação”, dia a professora Josélia Euzébio da Rosa, Coordenadora Geral do evento e professora do Curso de Pedagogia e do Mestrado em Educação da Unisul.
Ainda que organizado pelo TedMat  (Grupo de Pesquisa Teoria do Ensino Desenvolvimental), da UNISUL, o evento é interinstitucional, apresentado por pesquisadores também da UNESC (Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina). Esses grupos fazem parte da rede nacional de pesquisa GEPAPe (Grupo de Estudos e Pesquisa Sobre a Atividade Pedagógica), liderada pela USP (Universidade do Estado de São Paulo). Em Santa Catarina, o evento tem caráter itinerante, sendo realizado um ano na UNISUL e outro na UNESC.
A pretensão é que, com a realização do evento, a integração entre os alunos das diferentes instituições se amplie por meio da adesão de novos integrantes aos grupos de pesquisa, a fim de fortalecer as reflexões sobre o modo de organização do ensino que possibilite a aprendizagem de conceitos científicos e o desenvolvimento do pensamento teórico.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support